Sobre a Revista

Foco e Escopo

A InFor, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista – CDeP3/Unesp é uma publicação semestral (de fluxo contínuo) com o propósito de oferecer ao público trabalhos relacionados aos temas da Tecnologia, Inovação, Inclusão e Formação. O objetivo da revista é privilegiar a publicação de artigos científicos originais de pesquisadores e demais interessados, bem como, de textos de elevada qualidade apresentados em eventos reconhecidos e, também, relatos de experiências de práticas pedagógico-profissionais. Publica prioritariamente trabalhos relacionados à Inovação e Formação, em português, inglês e espanhol.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos serão avaliados por, no mínimo, dois pareceristas independentes, permanentes ou indicados pelo Conselho Editorial da InFor ligados as diferentes áreas de atuação da Inovação e Formação (em sua maioria, externos a esta instituição).

A InFor se reserva o direito, na medida do possível, de examinar a qualidade textual dos manuscritos através do software Turnitin.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Adotamos a Licença: Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) da Creative Commons. 

Você tem o direito de:


Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. 

Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.

NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.

SemDerivações — Se você remixar, transformar ou criar a partir do material, você não pode distribuir o material modificado.

Avisos:

Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.

Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.

Avaliação da InFor (Qualis e outros)

Qualis Periódico (Capes)

Área de avaliação    Classificação

Ensino                          B1

Educação                      B1

Interdisciplinar              B1

Classificação de periódicos Quadriênio 2017-2020. 

CAPES | Plataforma Sucupira (2022)

Bases indexadoras e outras

  1. Latindex - Diretório (Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal), desde 02/01/2018. Folio 26645, Folio único 23638.
  2. PKP Index (Public Knowledge Project), desde 03/01/2018.
  3. Redib (Red Iberoamericana de Innovación y Conocimiento Científico), desde 23/01/2018.
  4. Google Scholar, desde 22/07/2020. 
  5. InFor no International Standard Serial Number. International Centre. ISSN Portal 

Sobre o processo de avaliação

O processo de avaliação da InFor consiste de:

  1. Triagem dos trabalhos submetidos. Neste primeiro momento checamos a aderência do trabalho quanto ao atendimento das Diretrizes para autores. Se o autor seguiu ao checklist recomendado, a submissão será aceita e avançará para a próxima etapa, avaliação. Caso contrário, o autor será notificado da não adequação as normas estabelecidas. O autor recebe acesso (login e senha) para acompanhar a situação de sua submissão durante todo o processo;
  2. Avaliação das submissões aceitas. Neste segundo momento, um grupo de três (3) editores de seção realizam a primeira avaliação dos trabalhos. O editor chefe e a editora adjunta acompanham e orientam todas as fases. Os editores de seção encerram a primeira rodada de avaliação, não havendo rejeição, selecionam o avaliador/parecerista a partir de banco personalizado e enviam convite com solicitação de avaliação. Esta rodada fica subordinada ao aceito do avaliador/parecerista especialista. Quando necessário, a InFor pratica mais de duas rodadas de avaliação para um mesmo trabalho. O autor recebe comunicação de consulta ou solicitação durante todas as rodadas. Respeitada a decisão deste avaliador, os editores decidem entre: aceitar, rejeitar, solicitar revisões ou submeter a nova rodada;
  3. Edição do trabalho aceito para publicação. Neste terceiro momento os editores selecionam os editores de texto para cada trabalho submetido. Durante a edição de texto acontecem as etapas de Edição de texto inicial, Edição de texto do autor e Edição de texto final. Superadas estas etapas, acontece o agendamento do que antes era manuscrito (trabalho), agora artigo, nas previstas edições futuras. Os editores selecionam os editores de layout para cada artigo agendado. O editor de layout prepara o artigo com toda a formatação, normalização e diagramação necessária, a fim de atender ao critérios de publicação estabelecidos pela InFor. Na última etapa os editores selecionam os leitores de provas. O artigo preparado pelo editor de layout é enviado ao autor, ao próprio leitor de prova e, por fim, ao editor de layout;
  4. O editor chefe e a editora adjunta preparam o sumário, redigem o editorial e, ao final, autorizam a nova publicação;
  5. Comunicação. A partir de recurso da própria revista, todos os autores, leitores e avaliadores são comunicados da publicação do novo número.

Licenciamento

A InFor faz uso único e exclusivo das licenças Creative Commons para licenciar tudo aquilo que venha a publicar. Os editores e os autores estão em comum acordo sobre o uso das licenças Creative Commons para o licenciamento contínuo do conteúdo desta revista. A InFor faz coro a cultura de acesso livre e gratuito ao conhecimento. A intenção, assim como fazem DOAJ e Redalyc, é proteger a divulgação aberta do conteúdo e evitar a exploração econômica por terceiros. Os autores assinam as versões em PDF e MP3 para publicação com a licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivação 4.0 Internacional.

Ficha catalográfica

Sponsors

Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Vice-Reitoria - Pró-Reitoria de Pós-Graduação - Pró-Reitoria de Graduação e Pró-Reitoria de Extensão Universitária

Histórico do periódico

A InFor, Inovação e Formação, Revista do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista – NEaD/Unesp é uma publicação semestral com o propósito de oferecer ao público trabalhos relacionados aos temas da Tecnologia, Inovação, Inclusão e Formação. O objetivo da revista é privilegiar a publicação de artigos científicos originais de pesquisadores e demais interessados, bem como, de textos de elevada qualidade apresentados em eventos reconhecidos. Publica prioritariamente trabalhos relacionados à Inovação e Formação, em português, inglês e espanhol, podendo ser publicados anais de eventos relacionados com a temática da revista. Os trabalhos publicados são de responsabilidade de seus respectivos autores. As orientações para os autores e as normas de publicação estão disponibilizadas no
site da revista.

Em 19/05/2017, com o lançamento do v.2, n.1 (2016) a InFor passou a oferecer Fluxo Contínuo para submissão da seção Artigos.

Em dezembro/2016 o NEaD/Unesp recebeu o prêmio Reimagine Education, Bronze Award, Latin America, pelo Accessibility and Inclusion in Higher Education: Digital Information and Communication Technologies and Assistive Technology. O prêmio dá direito ao selo Reimagine Education Awards 2016.

No dia 25/07/2017 o Conselho Editorial do NEaD foi modificado após reunião dete Conselho ocorrida em 12/07/2017. Os professores Edivaldo Domingues Velini e Kléber Tomás de Resende deixam o Conselho. No lugar destes, ingressaram os professores Jordi Quintana Albalat (Universidade de Barcelona, Espanha) e Juan Felipe Córdoba-Restrepo (Universidad del Rosário, Bogotá).

Em 05/12/2018 o Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista deixou de existir. Em seu lugar, foi criado o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas (IEP3).

Em reunião ocorrida em 27/06/2019, o editor-chefe Klaus Schlünzen Junior se desligou da função, em seu lugar, assumiram como editores-chefe Maria Candida Soares Del-Masso e Marcus Vinicius Maltempi.

Capa da revista atualizada em 13/08/2019 por André Neri Sampaio de Oliveira. Foi retirado o logo NEaD.  

Em dezembro de 2022 foi extinto o Instituto de Educação e Pesquisa em Práticas Pedagógicas - Professora Adriana Chaves (IEP3). Em seu lugar foi criada a Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional e Práticas Pedagógicas - Professora Adriana Chaves (CDeP3). 

De agosto a novembro de 2024 a revista esteve fora do ar para atualização da versão de seu Open Journal System (OJS).