Formação de Professores de Ciências na perspectiva da Inclusão de Pessoas com Deficiências no Vale do Jaguari

Autores

  • Denise Gabriel de Melo Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul/RS
  • Simone Medianeira Franzin Instituto Federal Farroupilha Campus São Vicente do Sul/RS

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação, Professores, Ciências.

Resumo

Diante das transformações da educação brasileira, licenciandos e professores atuantes necessitam refletir sobre sua identidade, em especial sobre a educação inclusiva, contribuindo para a construção de novos rumos do ensino de pessoas com deficiência. O trabalho teve como objetivo identificar a percentagem de pessoas com deficiências nos municípios do Vale do Jaguari/RS, e analisar a realidade das Escolas do município com maior índice de deficiência em duas fontes da pesquisa inicial, verificando a formação dos professores de Ciências que trabalham com alunos com deficiência. O trabalho foi realizado no Instituto Federal Farroupillha Campus São Vicente do Sul, no ano de 2016, em duas etapas: a primeira composta pela análise estatística dos dados de pessoas com deficiência baseados no IBGE (2010) e FADERS (2010) e a segunda na aplicação de questionários para professores de Ciências das escolas do município selecionado. Observou-se percentual elevado de pessoas com deficiências nos municípios do Vale do Jaguari e uma percentagem de matriculados na rede básica de educação.  Evidencia-se que a inclusão de pessoas com deficiência necessita mais do que a obrigatoriedade legal, dando prioridade para condições de participação e aprendizagem tanto na sala de aula quanto em outros espaços da vida cidadã.

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Publicado

30-06-2018

Como Citar

Melo, D. G. de, & Franzin, S. M. (2018). Formação de Professores de Ciências na perspectiva da Inclusão de Pessoas com Deficiências no Vale do Jaguari. InFor, 4(1), 21–48. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/386

Edição

Seção

Artigos