Formação de Professores de Ciências na perspectiva da Inclusão de Pessoas com Deficiências no Vale do Jaguari
Palabras clave:
Educação Inclusiva, Formação, Professores, Ciências.Resumen
Diante das transformações da educação brasileira, licenciandos e professores atuantes necessitam refletir sobre sua identidade, em especial sobre a educação inclusiva, contribuindo para a construção de novos rumos do ensino de pessoas com deficiência. O trabalho teve como objetivo identificar a percentagem de pessoas com deficiências nos municípios do Vale do Jaguari/RS, e analisar a realidade das Escolas do município com maior índice de deficiência em duas fontes da pesquisa inicial, verificando a formação dos professores de Ciências que trabalham com alunos com deficiência. O trabalho foi realizado no Instituto Federal Farroupillha Campus São Vicente do Sul, no ano de 2016, em duas etapas: a primeira composta pela análise estatística dos dados de pessoas com deficiência baseados no IBGE (2010) e FADERS (2010) e a segunda na aplicação de questionários para professores de Ciências das escolas do município selecionado. Observou-se percentual elevado de pessoas com deficiências nos municípios do Vale do Jaguari e uma percentagem de matriculados na rede básica de educação. Evidencia-se que a inclusão de pessoas com deficiência necessita mais do que a obrigatoriedade legal, dando prioridade para condições de participação e aprendizagem tanto na sala de aula quanto em outros espaços da vida cidadã.
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