Elementos Norteadores para Orientação na Educação a Distância

Autores

  • Denise Ivana de Paula Albuquerque Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Daniela Jordão Garcia Perez Núcleo de Educação a Distância da Unesp, SP, Brasil
  • Maria Candida Soares Del-Masso Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Marília, SP, Brasil
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Palavras-chave:

Orientação Acadêmica, Formação, Educação a Distância

Resumo

Este artigo é resultado do trabalho realizado na orientação dos Trabalhos Acadêmicos de Conclusão do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Este curso é resultado da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (SEE-SP), da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). O objetivo deste artigo é o de apresentar os elementos norteadores das ações para a formação de Orientadores Acadêmicos dos trabalhos de conclusão de curso, na modalidade a distância e informar quais as estratégias que efetivamente contribuíram para os encaminhamentos do processo formativo. O embasamento teórico utilizado neste estudo foi alicerçado nos princípios da pesquisa com enfoque qualitativo. Os resultados sugeriram que a formação para a orientação virtual deve possibilitar o desenvolvimento de competências que favoreçam de forma significativa a conclusão dos trabalhos acadêmicos.

Biografia do Autor

Denise Ivana de Paula Albuquerque, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Denise Ivana de Paula Albuquerque é doutora em Educação pela Unesp. Professora assistente do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente-SP. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Coordenadora do Curso de Tecnologia Assistiva: Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão em Educação à Distância em parceria com Secadi/MEC/UAB. Especialista em Educação Especial no Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor).

Daniela Jordão Garcia Perez, Núcleo de Educação a Distância da Unesp, SP, Brasil

Daniela Jordão Garcia Perez é mestra em Educação pela Unesp. Coordenadora de tutores no Curso de Tecnologia Assistiva: Projetos e Acessibilidade: promovendo a inclusão em Educação à Distância. 

Maria Candida Soares Del-Masso, Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Marília, SP, Brasil

Maria Candida Soares Del-Masso é doutora em Educação pela USP. Professora assistente do Departamento de Educação Especial da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Marília-SP. Líder do grupo de estudos e pesquisas Inclusão Social. Coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (Cepis/Unesp). Coordenadora do Projeto da Livraria Unesp Móvel da Fundação Editora da Unesp.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Líder do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Coordenadora acadêmica do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Foi coordenadora geral de políticas pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi/MEC).

Referências

ALBUQUERQUE, D. I. P. O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2014.

BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em: <http://goo.gl/3182Fj>. Acesso em: 19 jan. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC/SEED. Brasília, 2007.

FLEURY, A.; FLEURY M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/CNE, 1998.

PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, M. C. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. São Paulo: UNICAMP/NIED, 2002.

SCHLÜNZEN, E. T. M. Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um ambiente construcionista, contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

VALENTE, J. A. Curso de Especialização em desenvolvimento de projetos pedagógicos com o uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, E. B. Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.

Publicado

13-06-2016

Como Citar

Albuquerque, D. I. de P., Perez, D. J. G., Del-Masso, M. C. S., & Schlünzen, E. T. M. (2016). Elementos Norteadores para Orientação na Educação a Distância. InFor, 1(1), 129–143. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/14

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)