Educação a Distância: tecnologias, diversidade e plurais

Autores

  • Raquel Silva Barretto Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia; Analista de Educação à Distância no COEP - Comitê Nacional de Mobilização / Herbert de Souza. http://orcid.org/0000-0002-9571-473X

Palavras-chave:

Educação a distância, tecnologia, sociedade, desconstrução.

Resumo

A educação a distância no Brasil vive atualmente um momento de expansão. As pesquisas e dados demonstraram que a procura por cursos online tem crescido entre o público feminino e, uma boa parcela desses participantes tem idade superior a 40 anos. Nessa mesma perspectiva, verifica-se que essa modalidade chegou aos locais onde a educação formal apresentava dificuldades para se consolidar. O encontro entre os sujeitos e o aparato tecnológico de ensino perfaz novas e importantes relações, que repercutem na desconstrução de uma educação tradicional, com modelos hierárquicos e estruturas rígidas. Nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem os tutores e alunos horizontalizam os seus saberes, compartilham parte das suas realidades e produzem uma pedagogia que propicia a autonomia. O presente artigo visa inicialmente debater algumas questões que permeiam a educação a distância; em seguida são apresentados dados que demonstram a sua consolidação no país; por fim, um relato de caso possibilita uma reflexão mais aprofundada, quando através de uma proposta para a confecção de um curso livre à distância a inclusão digital reverberou no cotidiano de jovens, adultos e idosos.

Biografia do Autor

Raquel Silva Barretto, Doutoranda na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Instituto de Psicologia; Analista de Educação à Distância no COEP - Comitê Nacional de Mobilização / Herbert de Souza.

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense - UFF/ RJ;

Mestre em Saúde Pública - Subárea: Violência e Saúde. Fiocruz / RJ / Brasil;

Doutoranda em Psicologia Social - Instituto de Psicologia / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil.

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Publicado

26-10-2017

Como Citar

Barretto, R. S. (2017). Educação a Distância: tecnologias, diversidade e plurais. InFor, 3(1), 2–19. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/artigo1_infor_n3v1_2017

Edição

Seção

Artigos