O processo de tutoria e desenvolvimento da ação pedagógica no V Curso de Especialização Continuada e a Distância: Relato de experiências

Autores

  • Amaralina Miranda de Souza Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Ana da Costa Polonia Centro Universitário Euro-Americano, Brasília, DF, Brasil
  • Leyvijane Albuquerque Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil
  • Simone Bordallo de Oliveira Escalante Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Palavras-chave:

Tutoria, Formação Continuada, Formação a Distância, Ação pedagógica

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência exitosa do V Curso de Especialização em Educação Continuada e a Distância, destacando a tutoria, em especial, aquela que possibilita resgatar os princípios teóricos que subsidiam a Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Sobretudo, refletidos na prática de tutoria, envolvendo os seguintes atores: coordenação geral, coordenadora de tutoria, tutora presencial e assistente pedagógica, que se constituíram como um grupo de trabalho para desenvolverem atividades em conjunto e articuladas com as tutoras e os professores autores, sob a supervisão da coordenação geral do curso. Assim, o diferencial de uma equipe pedagógica organizada e integrada, favoreceu a defesa de 110 trabalhos finais de Curso.

Biografia do Autor

Amaralina Miranda de Souza, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Amaralina Miranda de Souza é doutora em Ciências da Educação pela Universidad Nacional de Educación à Distancia (Uned, Espanha). Especialista em Educação Especial e Educação a Distância. Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Ana da Costa Polonia, Centro Universitário Euro-Americano, Brasília, DF, Brasil

Ana da Costa Polonia é doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atua no Centro Universitário Euro-Americano.

Leyvijane Albuquerque, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Leyvijane Albuquerque é mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Especialista em Informática e Educação. É pedagoga da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília.

Simone Bordallo de Oliveira Escalante, Centro de Educação a Distância da Universidade de Brasília, Brasília, DF, Brasil

Simone Bordallo de Oliveira Escalante é mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Análise de Sistemas, Docência Universitária e Educação a Distância. É analista de tecnologia da informação na Universidade de Brasília. Atua na Faculdade de Educação.

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008. (Coleção Questões da Nossa Época).

EMERENCIANO, M. S. J.; SOUSA, C. A. L.; FREITAS, L. G. Ser presença como educador, professor e Tutor. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 8., 2001, Brasília. Anais ... Brasília: ABED, 2001. Disponível em: <http://www.abed.org.br/texto43.htm>. Acesso em: 12 jul. 2010.

FIORENTINI, L. Aprender e ensinar com tecnologias, a distância e/ou em ambiente virtual de aprendizagem. SOUZA, A. M., FIORENTINI, RODRIGUES, L. M. R.; M. A. M. (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

MAURI, T.; ONRUBIA, J. O professor em ambientes virtuais: perfil, condições e competências. COLL, C.; MONEREO, C. (Org.). Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. p.118-136.

RAMOS, W. M.; MEDEIROS, L. A Universidade Aberta do Brasil (UAB): desafios da construção do ensino e aprendizagem em ambientes virtuais. SOUZA, A. M., FIORENTINI, RODRIGUES, L. M. R.; M. A. M. (Org.). Educação superior a distância: Comunidade de Trabalho e Aprendizagem em Rede (CTAR). Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

SANTOS, E. M.; OLIVEIRA NETO, J. D. Evasão na educação a distância: identificando causas e propondo estratégias de prevenção. Revista Científica de Educação a Distância, Santos, v. 2, n.2, p. 1-28, 2009.

TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 3. ed. rev., atual., e ampl. São Paulo: Érica, 2001.

Publicado

13-06-2016

Como Citar

Souza, A. M. de, Polonia, A. da C., Albuquerque, L., & Escalante, S. B. de O. (2016). O processo de tutoria e desenvolvimento da ação pedagógica no V Curso de Especialização Continuada e a Distância: Relato de experiências. InFor, 1(1), 111–128. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/13

Edição

Seção

Artigos