Quais os interesses e as motivações para a busca de cursos de graduação através do sistema semipresencial?
Palavras-chave:
Educação, Formação, Educação a Distância, Formação do professor, Práticas pedagógicasResumo
Resumo
O presente estudo objetivou discutir os “Interesses e as motivações para a procura de um curso de Educação a Distância (EaD)”. Tal pesquisa foi realizada com os alunos do Curso Semipresencial de “Licenciatura em Ciências” oferecido pela Universidade de São Paulo – USP, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo – UNIVESP, por meio de questionários disponíveis no ambiente virtual de aprendizagem. Visto que o objetivo principal do curso em questão é a formação de professores para atuar no Ensino Fundamental, o questionário buscou recolher dados sobre a profissão docente e perspectivas profissionais, qual a possível satisfação e expectativa dos alunos do Curso Licenciatura em Ciências, e o interesse na continuidade dos estudos. Os principais resultados apontaram que o curso atingiu os objetivos propostos, principalmente no que se refere a formação de professores que queiram atuar no Ensino Fundamental, garantindo para tal uma formação de qualidade. O estudo ampliou as discussões a respeito da motivação na procura pelo curso na modalidade a distância, sua eficácia e aplicabilidade de estratégias.
Referências
ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância 1. Censo educacional 2. Educação a distância – Brasil 3. Internet (Rede de computadores) na educação 4. Realidade Virtual na educação I. Título: Censo EAD.BR: Analytic Report of Distance Learning in Brazil. (org). Censo EAD.br. São Paulo: Pearson Education do Brasil. 2010. 344 p.
BARRETO, H. Aprendizagem por televisão. Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p. 449-455.
BEHAR, Patrícia. Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BELLONI, M. L. Educação a distância. 2, ed. Campinas: Autores Associados, 2001. (Coleção educação contemporânea)
BORUCHOVITCH, E. Inteligência e motivação: perspectivas atuais – A motivação do aluno : contribuições da psicologia contemporânea /organizadores Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2001- p 96-115.
BORUCHOVITCH, E. ; COSTA, E. R. O impacto da ansiedade no rendimento escolar e na motivação de alunos - A motivação do aluno : contribuições da psicologia contemporânea / organizadores Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2001, P 134-147
BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores. Students learning motivation in teachers training courses. Revista Educação, Porto Alegre, v.31, 2008. Disponível em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2754 Acesso em 12/10/2014.
BZUNECK J. A. A motivação do aluno: aspectos introdutórios –A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea / organizadores Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2001, P 9-36
BUZNECK, J. A. A motivação do aluno orientado a metas de realização – A motivação do aluno : contribuições da psicologia contemporânea / organizadores Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck. - Petrópolis, RJ :
Vozes, 2001, 58-77
BUZNECK, J. A. As crenças de auto-eficácia e o seu papel na motivação do aluno - A motivação do aluno : contribuições da psicologia contemporânea / organizadores Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2001, P. 116-133.
BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Estilos de professores na promoção da motivação intrínseca: reformulação e validação de instrumento. Psicologia: Teoria e Pesquisa. v.23 n.4 Brasília out./dez. 2007.
CARLINI, A. L., RAMOS, M. P. A avaliação do curso. Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009 p.161-166.
GUIMARÃES, S. E. R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula - A motivação do aluno : contribuições da psicologia contemporânea / organizadores Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2001, 37-57.
GUIMARÃES, S. E. R. A organização da escola e da sala de aula como determinante da motivação intrínseca e da meta aprender - A motivação do aluno : contribuições da psicologia contemporânea / organizadores Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2001, 78-95.
LITTO, Frederic Michael. O atual cenário internacional da EAD O Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p.14-20.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo, SP: Cortez,
MARTINI, L. M. BORUCHOVICH, E. Atribuições de causalidade: a compreensão
do sucesso e fracasso escolar por crianças brasileiras - A motivação do aluno : contribuições da psicologia contemporânea / organizadores Evely Boruchovitch e José Aloyseo Bzuneck. - Petrópolis, RJ : Vozes, 2001, P.148-166.
MARQUES, G. C. Investimento em ensino a distância expande horizontes da Universidade, 2013, Disponível em http://www5.usp.br/29787/investimento-emensino- a-distancia-expande-horizontes-da-universidade/. Acesso em 29/09/2014. Acesso em 29/09/2014.
MARQUES, G. C. Para estudioso, EAD pode ajudar a preencher as lacunas
do ensino. Disponível em http://www5.usp.br/31866/para-pesquisador-ensino-adistancia-pode-ajudar-a-preencher-as-lacunas-da-educacao-no-brasil/ Acesso em 29/09/2014.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J. M.; MASETTO M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000. p. 133-173.
MOORE. M. G; KEARSLEY, G; [TRADUÇÃO ROBERTO GALMAN]. Educação a distância : uma visão integrada / Título original: Distance education: a systems view., -- São Paulo : Cengage Learning, 2008.
NARVAI, Paulo Capel. Investimento em ensino a distância expande horizontes da Universidade. Editoria: Educação, USP , 2013 Disponível em http://www5.usp.br/29787/investimento-em-ensino-a-distancia-expandehorizontes-da-universidade/. Acesso em 29/09/2014.
NUNES, I. B. A história da EAD no Mundo. Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p.2-7.
NUNES, M. F. O.; NORONHA, A. P. P. Modelo sócio-cognitivo para a escolha de carreira: o papel da auto-eficácia e de outras variáveis relevantes. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.10, n.esp, p.16-35, out. 2009.
OLIVEIRA, A. M.; CAPELLINI, S. A. Desempenho de escolares na adaptação brasileira da avaliação dos processos de leitura. Pró-fono Revista de Atualização Científica, v. 22, n. 4, p. 55-560, 2010.
POLAK, Y. N. S. A avaliação do curso, Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p.153-160.
RAMOS, M. P; CARLINI, A. L ,A avaliação do curso Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p.161-165.
SILVA, S. A. P. S. MELO, L. F. , NUNES, H. C. B., MOURA, Atividades acadêmico-científico-culturais na formação do profissional de Educação Motriz:
Revista de Educação Física Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1980-
&lng=en&nrm=iso Acesso em 27/11/2014.
TELES, L. A aprendizagem por e-learning . Educação a Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p.72-80.
USP (Universidade de São Paulo) org. Apresentação do Curso de Licenciatura
em Ciências. Disponível em: http://licenciaturaciencias.usp.br/apresentacao-docurso. Acesso em 10/07/2014
VALENTE, J. A. Aprendizagem por computador sem ligação à rede Educação a
Distância o Estado da Arte. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. M. M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education, 2009.p.65-71.