Elementos Norteadores para Orientação na Educação a Distância
Palabras clave:
Orientação Acadêmica, Formação, Educação a DistânciaResumen
Este artigo é resultado do trabalho realizado na orientação dos Trabalhos Acadêmicos de Conclusão do Curso de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Este curso é resultado da parceria entre o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (SEE-SP), da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores (EFAP) e da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” por intermédio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). O objetivo deste artigo é o de apresentar os elementos norteadores das ações para a formação de Orientadores Acadêmicos dos trabalhos de conclusão de curso, na modalidade a distância e informar quais as estratégias que efetivamente contribuíram para os encaminhamentos do processo formativo. O embasamento teórico utilizado neste estudo foi alicerçado nos princípios da pesquisa com enfoque qualitativo. Os resultados sugeriram que a formação para a orientação virtual deve possibilitar o desenvolvimento de competências que favoreçam de forma significativa a conclusão dos trabalhos acadêmicos.
Citas
ALBUQUERQUE, D. I. P. O processo de formação permanente em serviço e em exercício de formadores para a docência virtual. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Presidente Prudente, 2014.
BRASIL. Decreto n. 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 20 dez. 2005. Disponível em: <http://goo.gl/3182Fj>. Acesso em: 19 jan. 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância. Brasília: MEC/SEED. Brasília, 2007.
FLEURY, A.; FLEURY M. T. L. Estratégias empresariais e formação de competências. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/CNE, 1998.
PRADO, M. E. B. B.; VALENTE, J. A. A educação a distância possibilitando a formação do professor com base no ciclo da prática pedagógica. In: MORAES, M. C. C. (Org.). Educação a distância: fundamentos e práticas. São Paulo: UNICAMP/NIED, 2002.
SCHLÜNZEN, E. T. M. Mudanças nas práticas pedagógicas do professor: criando um ambiente construcionista, contextualizado e significativo para crianças com necessidades especiais físicas. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.
VALENTE, J. A. Curso de Especialização em desenvolvimento de projetos pedagógicos com o uso das novas tecnologias: descrição e fundamentos. In: VALENTE, J. A.; PRADO, M. E. B. B.; ALMEIDA, E. B. Educação a distância via internet. São Paulo: Avercamp, 2003.