Educação Inclusiva e Formação de Professores: o Mestrado Profissional
Palavras-chave:
Educação Inclusiva. Público-alvo da Educação Especial. Pós-Graduação.Resumo
O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) consolida-se em uma demanda elevada de aprimoramento profissional dos professores e gestores em todo o território nacional, no que se refere à formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo do programa é desenvolver processo formativo profissional que permita buscar meios para construir uma cultura para uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras na perspectiva da Educação Inclusiva, atendendo a diversidade de todos os estudantes, entre eles o público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação), população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, possam aprimorar seu potencial, suas competências e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional. Este artigo tem a finalidade de descrever o PROFEI, indicando sua estrutura de funcionamento, sua proposta pedagógica, seus recursos a serem empregados, a composição e organização da sua rede de Instituições de Ensino Superior participantes e suas perspectivas de formação.Referências
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