Saberes prévios dos estudantes: o ponto de partida para aprendizagem significativa na perspectiva da educação inclusiva

Autores

  • José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Klaus Schlünzen Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Palavras-chave:

Estratégias de ensino, Saberes prévios, Aprendizagem significativa, Matemática

Resumo

A oferta de um ensino de qualidade para todos na escola regular está amparada por lei. Para facilitar o processo de ensino e de aprendizagem, o professor deve refletir sobre as estratégias desenvolvidas em aula a fim de propor atividades que tenham sentido para os estudantes, de forma que esses possam construir uma aprendizagem significativa, de acordo com seus interesses e possibilidades. Para tal, a análise dos saberes prévios dos estudantes é fundamental. Nesta pesquisa, o objetivo estabelecido pelo professor/pesquisador de sua própria prática foi o de identificar o conhecimento matemático da turma para qual lecionava a fim de desenvolver atividades significativas para todos em aulas de Matemática. Para tal, entrevistou os estudantes e realizou rodas de conversas para identificação dos seus interesses, autoavaliação e reflexão sobre as atividades desenvolvidas. A análise dos dados coletados em sala de aula revelou que ao partir dos saberes prévios dos estudantes, bem como dos seus interesses e necessidades, o professor conseguiu propor atividades em que todos puderam participar das aulas e aprender Matemática de forma significativa.

Biografia do Autor

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

José Eduardo de Oliveira Evangelista Lanuti é mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Colaborador do Centro de Promoção para Inclusão Digital Escolar e Social (Cpides/FCT/Unesp). Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para Inclusão (API) e do Núcleo de Educação Corporativa (NEC). Professor e orientador em Matemática nas redes privada e pública de ensino.

Klaus Schlünzen Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Klaus Schlünzen Junior é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Ainda, mantém atuação profissional na Prograd/Unesp, Capes, MEC, Reitoria/Unesp, Fundunesp e Abruem.

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Publicado

13-06-2016

Como Citar

Lanuti, J. E. de O. E., & Schlünzen Junior, K. (2016). Saberes prévios dos estudantes: o ponto de partida para aprendizagem significativa na perspectiva da educação inclusiva. InFor, 1(1), 211–226. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/19

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