O princípio do Desenho Universal da Aprendizagem na pandemia: os desafios e as perspectivas dos professores ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores

  • Catia Cristina Gavronski Ramalheiro Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Presidente Prudente, SP http://orcid.org/0000-0002-2810-1466
  • Cristiane Gabriela Tudeschini Marques Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Presidente Prudente, SP http://orcid.org/0000-0002-5676-7724
  • Soellyn Elene Bataliotti Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Presidente Prudente, SP

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino e Aprendizagem. Educação Especial.

Resumo

Investigou-se como se realizou o processo de ensino e aprendizagem durante o contexto de trabalho remoto e de isolamento social, sob o olhar do Desenho Universal da Aprendizagem para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Organizou-se um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha a partir da ferramenta Google Formulários para distribuição aos professores da Rede Pública de ensino do estado de São Paulo das cidades de São José dos Campos e São Paulo. Por ter sido um momento diferenciado na história do mundo, no contexto educacional não foi diferente, os desafios foram imensos e o aprendizado das Tecnologias de Informação e Comunicação foi essencial para garantir a continuidade do processo de escolarização dos estudantes. Mais do que investigar esse processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo levantar informações quanto à continuidade ou não do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino presencial.

Biografia do Autor

Catia Cristina Gavronski Ramalheiro, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Presidente Prudente, SP

Professora do Atendimento Educacional Especializado da Prefeitura do Município de São Paulo, formação em Pedagogia, atualmente cursando o programa de mestrado PROFEI, junto a UNESP Campus Presidente Prudente.

Cristiane Gabriela Tudeschini Marques, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Presidente Prudente, SP

Especialista em Psicopedagogia pela UFSCAR (2015), Professora de Educação Básica.

Soellyn Elene Bataliotti, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Câmpus Presidente Prudente, SP

Doutora em Educação; mestra em Educação Especial; graduação em Pedagogia, Letras e Educação Física.

Referências

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p.

ARAGÓN, Rosane. Educação pós-coronavírus: mais tecnologias digitais e novos ecossistemas pedagógicos. Jornal Digital GZH, 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2020/04/educacao-pos-coronavirus-mais-tecnologias-digitais-e-novos-ecossistemas-pedagogicos-ck9d76jx6004n017n2unxog1q.html. Acesso em: 22 dez. 2022.

GOEDERT, Lidiane. Práticas de mediação pedagógica online em interlocução com o modelo de Comunidade de Inquirição. 2019. 430 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2019. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/64649/1/Lidiane%20Goedert.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.

MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 22 dez. 2022.

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. Das intenções à formação docente para a inclusão: contribuições do desenho universal para a aprendizagem. Curitiba: Appris, 2017. 219 p.

PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina. Contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem ao Planejamento do Processo de Ensino na Perspectiva Inclusiva. In: PAPIM, Angelo Antonio Puzipe et al. (org.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. Porto Alegre: Fi, 2018. p. 49-70.

RODRIGUES, Maria Lúcia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (org.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros, 2006. 175 p.

SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa a Educação Presencial e à Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: Intercom, 2001. p. 1-20.

SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya et al. Abordagem construcionista, contextualizada e significativa: formação, extensão e pesquisa no processo de inclusão. Curitiba: Appris, 2020. 255 p. v. 1. ISBN 97865860034240.

SILVA, Solange Cristina da; BECHE, Rose Cler Estivalete; BOCK, Geisa Letícia Kempfer. Desenho Universal para Aprendizagem na educação a distância: uma análise sobre o ambiente de aprendizagem Moodle. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 19., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Salvador: Abed, 2013. p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/192.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.

ZERBATO, Ana Paula. Desenho Universal para Aprendizagem na Perspectiva da Inclusão Escolar: Potencialidades e Limites de uma Formação Colaborativa. Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9896/ZERBATO_Ana%20Paula_2018.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 22 dez. 2022.

Downloads

Publicado

31-12-2022

Como Citar

Ramalheiro, C. C. G., Marques, C. G. T., & Bataliotti, S. E. (2022). O princípio do Desenho Universal da Aprendizagem na pandemia: os desafios e as perspectivas dos professores ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. InFor, 7(1), 51–70. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/3-534

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)