Uma proposta inclusiva: o uso do Arduino no Ensino de Física para alunos com necessidades especiais

Autores

  • Fernando Carlos Rodrigues Pinto Mestrando do Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - FCT UNESP - Presidente Prudente.
  • Érika Aparecida Navarro Rodrigues Mestranda em Educação - UNESP/ Presidente Prudente

Palavras-chave:

Ensino de Física, Adaptações Curriculares, Arduino.

Resumo

A educação do século XXI tem o processo de inclusão escolar como grande desafio. A estruturação da prática pedagógica é, portanto, indispensável, para atender às necessidades de todos os alunos. Desenvolver o Currículo de Física da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em uma sala regular de Ensino Médio, com Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE), exige dos professores a utilização não só de diferentes recursos, mas também de um conjunto de estratégias metodológicas de ensino adequadas, a fim de promover a aprendizagem com equidade e acessibilidade. Para isso, os conteúdos de mecânica dos movimentos para a segunda série do Ensino Médio de uma escola pública foram adaptados, usando a plataforma Arduino, bem como materiais foram criados, com o intuito de incluir o estudante no ambiente social e tecnológico, e de favorecer o desenvolvimento das competências e habilidades referentes a esses conteúdos.

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Publicado

26-10-2017

Como Citar

Pinto, F. C. R., & Rodrigues, Érika A. N. (2017). Uma proposta inclusiva: o uso do Arduino no Ensino de Física para alunos com necessidades especiais. InFor, 3(1), 35–48. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/artigo3_infor_n3v1_2017

Edição

Seção

Artigos