O desafio da acessibilidade da informação na web para a Educação Infantil

Autores

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação a Distância, Educação Especial, Tecnologias, Acessibilidade,

Resumo

O presente trabalho aborda a problemática da falta acessibilidade da informação voltada para a educação de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e do ensino pré-escolar, além da pouca utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação, da Internet no ensino de educandos nesta fase escolar. Abordando temas que envolvem a acessibilidade de forma geral e a acessibilidade para a educação, como acessibilidade física de pessoas e não apenas educandos a edificações de estabelecimentos de ensino e a acessibilidade a informação analógica de educandos com limitações intelectuais fazem parte da política de Educação Inclusiva adotada por governos e gestores de educação nos últimos anos. Concluindo, constam algumas das possíveis estratégias que poderão tornar a informação disponibilizada na Internet acessíveis ao público alvo do estudo, alunos do ensino básico. Também constam opções que incentivem a utilização da Internet e de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino básico, bem como o desenvolvimento de instrumentos que possibilitem o acesso a informação.

Biografia do Autor

Caroline de Oliveira Ferraz, Etec Dr Luiz Cesar Couto de Quatá - Professor

Graduada em Ciência da Computação pela Universidade de Marília, especialista em Desenvolvimento de Sistemas para Internet pelo Centro Universitário Univem de Marília. Docente no curso de Informática da Etec Dr. Luiz César Couto, Quatá.

Referências

BASSANI, P. B. S. Modelagem das interações em ambiente virtual de aprendizagem. 2006. 184 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14682/000666336.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 jan. 2017.

BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. et al. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 15-32.

COSTA, F. A. O que justifica o fraco uso dos computadores na escola? Polifonia, Lisboa, n. 7, p. 19-32, 2004. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6088/1/%282004%29COSTA%2cF%28OQueJustificaFracoUso%29RevistaPOLIFONIA7.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.

CUNHA, F. S. Implantação da informática na educação infantil. 2005. 29 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.

CUSIN, C. A. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/cusin_ca_do_mar.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.

LEITE, S. M.; MORESCO, S. F. S.; BEHAR, P. A. A interação de crianças e adolescentes em ambientes virtuais: identificando fatores de acessibilidade e navegabilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE – UNISINOS, 13., 2002. Anais [...] Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/181/167. Acesso em: 26 jan. 2017.

MATTEI, C. O prazer de aprender com a informática na educação infantil. 2011. 15 f. Monografia (Especialização em Psicopedadogia) – Associação Educacional Leonardo da Vinci, Instituto Catarinense de Pós-Graduação, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/novembro2011/pedagogia_artigos/ainformedinf.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.

RAMAL, A. C. Internet e educação. Revista Guia da Internet.br (Ediouro), Rio de Janeiro, n. 4, 1996. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/internet/Internet%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o.htm. Acesso em: 6 dez. 2017.

TORRES, E. F.; MAZZONI, A. A.; ALVES, J. B. M. A acessibilidade à informação no espaço digital. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 83-91, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.

Publicado

30-12-2018

Como Citar

Ferraz, C. de O. (2018). O desafio da acessibilidade da informação na web para a Educação Infantil. InFor, 4(2), 144–155. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/431

Edição

Seção

Artigos