O desafio da acessibilidade da informação na web para a Educação Infantil
Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, Educação a Distância, Educação Especial, Tecnologias, Acessibilidade,Resumo
O presente trabalho aborda a problemática da falta acessibilidade da informação voltada para a educação de alunos dos primeiros anos do ensino fundamental e do ensino pré-escolar, além da pouca utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação, da Internet no ensino de educandos nesta fase escolar. Abordando temas que envolvem a acessibilidade de forma geral e a acessibilidade para a educação, como acessibilidade física de pessoas e não apenas educandos a edificações de estabelecimentos de ensino e a acessibilidade a informação analógica de educandos com limitações intelectuais fazem parte da política de Educação Inclusiva adotada por governos e gestores de educação nos últimos anos. Concluindo, constam algumas das possíveis estratégias que poderão tornar a informação disponibilizada na Internet acessíveis ao público alvo do estudo, alunos do ensino básico. Também constam opções que incentivem a utilização da Internet e de ferramentas da Tecnologia da Informação e Comunicação para o ensino básico, bem como o desenvolvimento de instrumentos que possibilitem o acesso a informação.
Referências
BASSANI, P. B. S. Modelagem das interações em ambiente virtual de aprendizagem. 2006. 184 f. Tese (Doutorado em Informática na Educação) – Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/14682/000666336.pdf?sequence=1. Acesso em: 26 jan. 2017.
BEHAR, P. A. Modelos pedagógicos em educação a distância. In: BEHAR, P. A. et al. Modelos pedagógicos em educação a distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 15-32.
COSTA, F. A. O que justifica o fraco uso dos computadores na escola? Polifonia, Lisboa, n. 7, p. 19-32, 2004. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/6088/1/%282004%29COSTA%2cF%28OQueJustificaFracoUso%29RevistaPOLIFONIA7.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.
CUNHA, F. S. Implantação da informática na educação infantil. 2005. 29 f. Monografia (Especialização em Informática na Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005.
CUSIN, C. A. Acessibilidade em ambientes informacionais digitais. 2010. 156 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2010. Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/cusin_ca_do_mar.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.
LEITE, S. M.; MORESCO, S. F. S.; BEHAR, P. A. A interação de crianças e adolescentes em ambientes virtuais: identificando fatores de acessibilidade e navegabilidade. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO – SBIE – UNISINOS, 13., 2002. Anais [...] Disponível em: http://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/181/167. Acesso em: 26 jan. 2017.
MATTEI, C. O prazer de aprender com a informática na educação infantil. 2011. 15 f. Monografia (Especialização em Psicopedadogia) – Associação Educacional Leonardo da Vinci, Instituto Catarinense de Pós-Graduação, 2011. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/novembro2011/pedagogia_artigos/ainformedinf.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.
RAMAL, A. C. Internet e educação. Revista Guia da Internet.br (Ediouro), Rio de Janeiro, n. 4, 1996. Disponível em: http://smeduquedecaxias.rj.gov.br/nead/Biblioteca/Forma%C3%A7%C3%A3o%20Continuada/Artigos%20Diversos/internet/Internet%20e%20Educa%C3%A7%C3%A3o.htm. Acesso em: 6 dez. 2017.
TORRES, E. F.; MAZZONI, A. A.; ALVES, J. B. M. A acessibilidade à informação no espaço digital. Revista Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 3, p. 83-91, 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v31n3/a09v31n3.pdf. Acesso em: 26 jan. 2017.