Ensino de Libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura em Física: a obrigatoriedade por meio do Parecer CNE/CP nº2/2015

Autores

  • Tais Andrade dos Santos Mestranda em Educação para Ciência Universidade Estadual Paulista – UNESP Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências – Bauru/SP http://orcid.org/0000-0003-0128-0713
  • Moacir Pereira de Souza Filho Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Presidente Prudente

Palavras-chave:

Ensino de Libras, Formação inicial de Professores, Base Nacional Curricular Comum.

Resumo

A língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) tornou-se obrigatória nas licenciaturas a partir da Lei Nº 10.436, de 24 de Abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Apesar da obrigatoriedade já em 2002, esta política foi enfatizada e reformulada em mais dois documentos: Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e o Parecer CNE/CP Nº2/2015. Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral e discutir algumas implicações oriundas da obrigatoriedade, além das dificuldades, da implantação das libras nas licenciaturas, com ênfase nas especificidades da disciplina para a licenciatura em Física. As especificidades apresentadas foram oriundas da natureza da ciência (Física,) devido ao fato de que a linguagem desta ciência, muitas vezes, não apresenta tradução literal para libras, necessitando assim que o futuro professor ao terminar a graduação tenha que estar preparado para uma aula bilíngue (língua português e libras). Outro ponto, neste caso em relação a formação de interpretes, é que estes não saberiam como atuar em sala de aula, visto que, geralmente, desconhecem o conteúdo de Física.

Biografia do Autor

Tais Andrade dos Santos, Mestranda em Educação para Ciência Universidade Estadual Paulista – UNESP Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências – Bauru/SP

Graduada em Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Presidente Prudente, bolsista dos Programas PIBID (2012-2015) e PET(2015) . Atualmente Mestranda (Bolsista Capes) do Programa Pós- Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Bauru. Membro regular da Sociedade Brasileira de Física Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, Formação de professores, movimento Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente.

Moacir Pereira de Souza Filho, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Presidente Prudente

Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Presidente Prudente 

Referências

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Publicado

30-12-2017

Como Citar

dos Santos, T. A., & Souza Filho, M. P. de. (2017). Ensino de Libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura em Física: a obrigatoriedade por meio do Parecer CNE/CP nº2/2015. InFor, 3(2), 132–143. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/433

Edição

Seção

Artigos