Aplicativo para Smartphones utilizando a Plataforma App Inventor 2: avaliando o grau de satisfação dos alunos por meio de um instrumento de análise utilizando a escala Likert

Autores

  • Ulisses José Raminelli E. E. Deputado Felício Tarabay
  • Moacir Pereira de Souza Filho
  • Carla Melissa de Paulo Raminelli

Palavras-chave:

Aplicativo para smartphones, Plataforma App Inventor 2, Escala Likert

Resumo

Os dispositivos móveis, nas escolas de Ensino Médio, estão cada vez mais presentes. O professor ao invés de rejeitar, deve fazer uso dessa ferramenta. Com intuito de oferecer uma contribuição para discussão em torno do dilema, apresentamos neste artigo, os resultados relacionados à aceitação por parte dos alunos, de um aplicativo desenvolvido por nós, destinado a um curso de eletrodinâmica. Tal aplicativo, teve seu emprego organizado por uma sequência didática. A pesquisa foi desenvolvida no segundo semestre de 2015, na E. E. Dep. “Felício Tarabay”. A amostra, foi constituída de 39 alunos do 3º ano do Ensino Médio. Nossa análise se baseia em 3 questões fechadas do nosso instrumento de coleta de dados. Os participantes relataram que a utilização do aplicativo torna os conteúdos mais atrativos e eles gostariam que este tipo de recurso fosse incorporado a outras disciplinas. Eles afirmaram que a utilização dos aplicativo contribuiu muito para a melhoria na compreensão dos conteúdos. Assim, entendemos que o smartphone deve ser utilizado em atividades voltadas para o Ensino de Física, mas, como quaisquer outros recursos didáticos, ele não deve ser o único.

Referências

ARAGÃO, Rosália Maria Ribeiro de. A Teoria da Aprendizagem Significativa de David P. Ausubel – Sistematização dos Aspectos Teóricos Fundamentais. 1976. 97f. Tese (Doutorado em Ciência – Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1976.

AUSUBEL, David Paul; NOVAK, Joseph Donald; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 2. ed., Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

AUSUBEL, David Paul. Educational psychology: A cognitive view. 1. ed., New York: Holt, Rinehart and Winston – Inc., 1968.

BOSS, Sérgio Luiz Bragatto. Ensino de Eletrodinâmica – A história da ciência contribuindo para a aquisição de subsunçores. 2009. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação para Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2009.

COSTA, Francisco José da; SILVA JUNIOR, Severino Domingos da. Mensuração e Escalas de Verificação: uma Análise Comparativa das Escalas de Likert e Phrase Completion. Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia, v. 15, p. 1-16, out. 2014.

MACÊDO, J, A; et al. Levantamento das abordagens e tendências dos trabalhos sobre Tecnologias de Informação e Comunicação apresentados no XIX Simpósio Nacional de Ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 31, n. 1, p. 167-197, abr. 2014.

MOREIRA, Marco Antônio. Teorias de Aprendizagem. 2. ed. São Paulo: E.P.U., 2014.

NEVES, Angélica Magalhães; CARDOSO, Caroline Rodriguez. Os desafios do uso do tablet pelos professores do Ensino Médio das escolas públicas do Distrito Federal In: Anais do 5° Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação e 1° Colóquio Internacional de Educação com Tecnologias, 2013.

PEREIRA, Marcus Vinicius; BARROS, Susana de Souza, FAUTH, Leduc Hermeto de Almeida. Análise da produção de vídeos por estudantes como uma estratégia alternativa de laboratório didático de Física. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA. 19., Anais… Manaus, AM, 2011. Disponível em: https://goo.gl/cMh3Hx. Acesso em: 16 out 2017.

RAMINELLI, Ulisses José. Uma sequência didática estruturada para integração do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para eletrodinâmica .2016. 201 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2016.

VALENTE, José Armando. A comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais, v. 1, n. 1, p. 141-166, 2014.

WOLBER, David; et al. App Inventor 2: Create Your Own Android Apps. 2. ed., Sebastopol: O’ Reilly Media-Inc., 2014.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – como ensinar. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 1998.

MIT App Inventor. Disponível em: https://goo.gl/6OYrs3. Acesso em: 16 out. 2017.

Publicado

26-10-2017

Como Citar

Raminelli, U. J., Souza Filho, M. P. de, & Raminelli, C. M. de P. (2017). Aplicativo para Smartphones utilizando a Plataforma App Inventor 2: avaliando o grau de satisfação dos alunos por meio de um instrumento de análise utilizando a escala Likert. InFor, 3(1), 69–85. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/artigo5_infor_n3v1_2017

Edição

Seção

Artigos