Ensino de Libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura em Física: a obrigatoriedade por meio do Parecer CNE/CP nº2/2015

Authors

  • Tais Andrade dos Santos Mestranda em Educação para Ciência Universidade Estadual Paulista – UNESP Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências – Bauru/SP http://orcid.org/0000-0003-0128-0713
  • Moacir Pereira de Souza Filho Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Presidente Prudente

Keywords:

Ensino de Libras, Formação inicial de Professores, Base Nacional Curricular Comum.

Abstract

A língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) tornou-se obrigatória nas licenciaturas a partir da Lei Nº 10.436, de 24 de Abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Apesar da obrigatoriedade já em 2002, esta política foi enfatizada e reformulada em mais dois documentos: Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 e o Parecer CNE/CP Nº2/2015. Este trabalho tem como objetivo apresentar um panorama geral e discutir algumas implicações oriundas da obrigatoriedade, além das dificuldades, da implantação das libras nas licenciaturas, com ênfase nas especificidades da disciplina para a licenciatura em Física. As especificidades apresentadas foram oriundas da natureza da ciência (Física,) devido ao fato de que a linguagem desta ciência, muitas vezes, não apresenta tradução literal para libras, necessitando assim que o futuro professor ao terminar a graduação tenha que estar preparado para uma aula bilíngue (língua português e libras). Outro ponto, neste caso em relação a formação de interpretes, é que estes não saberiam como atuar em sala de aula, visto que, geralmente, desconhecem o conteúdo de Física.

Author Biographies

Tais Andrade dos Santos, Mestranda em Educação para Ciência Universidade Estadual Paulista – UNESP Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências – Bauru/SP

Graduada em Licenciatura em Física da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho campus de Presidente Prudente, bolsista dos Programas PIBID (2012-2015) e PET(2015) . Atualmente Mestranda (Bolsista Capes) do Programa Pós- Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Campus de Bauru. Membro regular da Sociedade Brasileira de Física Atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de física, Formação de professores, movimento Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente.

Moacir Pereira de Souza Filho, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Presidente Prudente

Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus de Presidente Prudente 

References

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução nº 2, de 1º de Julho de 2015. Brasília, DF, 2015. Disponível em: https://goo.gl/NhEbuk. Acesso em: 25 dez. 2017.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988. 292 p.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 dez. 2005.

FAZZIO, A; CHAVES, A. (Org.). Ciência para um Brasil Competitivo. Brasília: Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2007. 100p.

SANTOS, A. N. Obrigatoriedade da inserção da disciplina de Libras nos cursos de licenciatura: mais uma peça na engrenagem da produção do professor inclusivo. In: REUNIÃO CIENTÍFICA REGIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (ANPED), 2016, Curitiba. Anais ... Curitiba: ANPED SUL, 2016. p. 1-15.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405 p.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p.

SILVA, J.; CAMBUHY, F. O ensino de Física: Libras, bilinguismo e inclusão. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013. (Originalmente apresentada como tese de doutorado).

Published

2017-12-30

How to Cite

dos Santos, T. A., & Souza Filho, M. P. de. (2017). Ensino de Libras na formação inicial de professores dos cursos de licenciatura em Física: a obrigatoriedade por meio do Parecer CNE/CP nº2/2015. InFor, 3(2), 132–143. Retrieved from https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/433

Issue

Section

Artigos