O princípio do Desenho Universal da Aprendizagem na pandemia: os desafios e as perspectivas dos professores ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação
Keywords:
Tecnologias da Informação e Comunicação. Ensino e Aprendizagem. Educação Especial.Abstract
Investigou-se como se realizou o processo de ensino e aprendizagem durante o contexto de trabalho remoto e de isolamento social, sob o olhar do Desenho Universal da Aprendizagem para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação. Organizou-se um questionário com perguntas abertas e de múltipla escolha a partir da ferramenta Google Formulários para distribuição aos professores da Rede Pública de ensino do estado de São Paulo das cidades de São José dos Campos e São Paulo. Por ter sido um momento diferenciado na história do mundo, no contexto educacional não foi diferente, os desafios foram imensos e o aprendizado das Tecnologias de Informação e Comunicação foi essencial para garantir a continuidade do processo de escolarização dos estudantes. Mais do que investigar esse processo de ensino e aprendizagem, esta pesquisa teve como objetivo levantar informações quanto à continuidade ou não do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no ensino presencial.
References
APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de Metodologia Científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011. 295p.
ARAGÓN, Rosane. Educação pós-coronavírus: mais tecnologias digitais e novos ecossistemas pedagógicos. Jornal Digital GZH, 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2020/04/educacao-pos-coronavirus-mais-tecnologias-digitais-e-novos-ecossistemas-pedagogicos-ck9d76jx6004n017n2unxog1q.html. Acesso em: 22 dez. 2022.
GOEDERT, Lidiane. Práticas de mediação pedagógica online em interlocução com o modelo de Comunidade de Inquirição. 2019. 430 f. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal, 2019. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/64649/1/Lidiane%20Goedert.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.
MORAN, José Manoel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO [MEC]. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 22 dez. 2022.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza. Das intenções à formação docente para a inclusão: contribuições do desenho universal para a aprendizagem. Curitiba: Appris, 2017. 219 p.
PRAIS, Jacqueline Lidiane de Souza; VITALIANO, Célia Regina. Contribuições do Desenho Universal para a Aprendizagem ao Planejamento do Processo de Ensino na Perspectiva Inclusiva. In: PAPIM, Angelo Antonio Puzipe et al. (org.). Inclusão Escolar: perspectivas e práticas pedagógicas contemporâneas. Porto Alegre: Fi, 2018. p. 49-70.
RODRIGUES, Maria Lúcia; LIMENA, Maria Margarida Cavalcanti (org.). Metodologias multidimensionais em Ciências Humanas. Brasília: Líber Livros, 2006. 175 p.
SILVA, Marco. Sala de Aula Interativa a Educação Presencial e à Distância em Sintonia com a Era Digital e com a Cidadania. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24., 2001, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: Intercom, 2001. p. 1-20.
SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya et al. Abordagem construcionista, contextualizada e significativa: formação, extensão e pesquisa no processo de inclusão. Curitiba: Appris, 2020. 255 p. v. 1. ISBN 97865860034240.
SILVA, Solange Cristina da; BECHE, Rose Cler Estivalete; BOCK, Geisa Letícia Kempfer. Desenho Universal para Aprendizagem na educação a distância: uma análise sobre o ambiente de aprendizagem Moodle. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, 19., 2013, Florianópolis. Anais [...]. Salvador: Abed, 2013. p. 1-10. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2013/cd/192.pdf. Acesso em: 22 dez. 2022.
ZERBATO, Ana Paula. Desenho Universal para Aprendizagem na Perspectiva da Inclusão Escolar: Potencialidades e Limites de uma Formação Colaborativa. Orientadora: Enicéia Gonçalves Mendes. 2018. 298 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9896/ZERBATO_Ana%20Paula_2018.pdf?sequence=4&isAllowed=y. Acesso em: 22 dez. 2022.