A Política Nacional e a Política do estado de Rondônia para Educação Especial: alguns apontamentos

Autores

  • Márcia de Fátima Barbosa Corrêa Instituto Federal de Rondônia (IFRO)/Professora
  • Leide Daiana Morais Barbosa Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC-RO)/Professora
  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília-SP/Professora

Palavras-chave:

Educação Especial. Política. Rondônia.

Resumo

Este estudo teve como objetivo analisar e problematizar a política de Educação Especial em Rondônia, com base na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Como procedimento metodológico foi utilizada a pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada por meio da consulta aos documentos nacionais e os do Estado de Rondônia. A análise dos dados foi realizada considerando algumas categorias: i) conceitualização da Educação Especial e Inclusiva; ii) público-alvo da Educação Especial; iii) avaliação do público-alvo da Educação Especial. Os resultados indicam que a política de Rondônia reproduz a política nacional nos seguintes aspectos: a) não propõe diretrizes para o monitoramento das ações realizadas; b) necessita de mudanças a partir da promulgação de normas que devem considerar a realidade do Estado; e c) há erros conceituais e de implementação e na organização do sistema educacional para inclusão escolar e no próprio Atendimento Educacional Especializado.

Biografia do Autor

Márcia de Fátima Barbosa Corrêa, Instituto Federal de Rondônia (IFRO)/Professora

Professora no Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Mestra em Educação. Doutoranda na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq).

Leide Daiana Morais Barbosa, Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (SEDUC-RO)/Professora

Professora na Secretaria de Estado da Educação, Rondônia (SEDUC-RO). Especialista em Didática do Ensino Superior. Especialista em EaD: Tecnologias Educacionais. Licenciada em Computação.

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília-SP/Professora

Livre-docente em Educação Especial. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Docente de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília-SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq).

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Publicado

16-09-2020

Como Citar

Corrêa, M. de F. B., Barbosa, L. D. M., & Oliveira, A. A. S. de. (2020). A Política Nacional e a Política do estado de Rondônia para Educação Especial: alguns apontamentos. InFor, 6(1), 45–69. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/516