A Escola e a Ética da Diferença

Autores

  • Fernando José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Currículo, Ética, O Outro, Escola pública

Resumo

As questões postas à escola, que incluem o respeito à diversidade e à diferença como seu real compromisso, fazem dela uma escola nova. A ética dessa escola, que passa pelo compromisso e pelas práticas de atendimento ao diferente, não se constrói espontaneamente. Trava-se em seu interior uma disputa de espaço e de renovação curricular. Aí, a participação de todos é parte da construção desta hegemonia de um novo conceito de escola. Tais movimentos acontecem também em outros setores da sociedade, como os da arquitetura, os da empregabilidade, os da tecnologia assistiva e os das múltiplas culturas. Este artigo percorre o caminho da Filosofia do Outro, marcando as lutas da história recente, dos últimos 50 anos do século XX e o primeiro lustro do XXI, para chegar a seus impactos na escola pública brasileira, destacando duas experiências havidas na escola pública da cidade de São Paulo, no período de 2013-2015. As suas principais conquistas passam pela construção de metas de governo, pelo aparelhamento físico e pela ampliação de pessoal de atendimento, assim como pelos programas de formação teórico-práticos, a partir de parcerias e do debate social. O currículo escolar é o espaço de disputa destas conquistas, lentas, fundamentadas e avaliadas constantemente pela comunidade.

Biografia do Autor

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil

Fernando José de Almeida é doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor titular do curso de Pós-graduação em Educação: Currículo. Atualmente é Diretor de Orientações Técnicas [currículo, avaliação e formação] da SME-SP.

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Publicado

13-06-2016

Como Citar

Almeida, F. J. de. (2016). A Escola e a Ética da Diferença. InFor, 1(1), 11–29. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/5

Edição

Seção

Artigos