Os desafios do trabalho pedagógico na construção da escrita
Palavras-chave:
Psicogênese. Alfabetização. Desafios contemporâneos.Resumo
A presente pesquisa é intitulada “Os desafios do trabalho pedagógico na construção da escrita" pois a escola é uma instituição educacional que objetiva a formação integral do educando. Para tanto, ela necessita garantir o desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem o aprendizado, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem está ligado, entre outros fatores, à metodologia adotada pelo professor e ao empenho do aluno. Nota-se, porém, que o professor tem encontrado dificuldades em diagnosticar e interferir para que o aprendizado dos alunos em processo de alfabetização seja significativo e o avanço dos mesmos se efetive. Portanto, pretendeu-se analisar, refletir e compreender o processo de construção da escrita, através do estudo da psicogênese, verificando quais as concepções sobre alfabetização que marcaram os métodos de ensino ao longo da história no Brasil, observando o panorama atual da escola pública, abordando sobre os grandes desafios que ela enfrenta, para assim, podermos elencar os desafios encontrados com maior frequência no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Este estudo foi conduzido através de pesquisa qualitativa, pois é um campo que envolve as ciências humanas-sociais e diversos métodos de investigação para o estudo de um fenômeno situado no local em que ocorre, procurando tanto encontrar o sentido desse fenômeno quanto interpretar os significados que as pessoas dão a eles. Deferimos que a alfabetização deve acontecer em um espaço dinâmico, enfatizados na interação aluno-aluno, aluno-professor e aluno-ambiente, favorecendo a aprendizagem, considerando-se o contexto social onde esta aquisição ocorre e a necessidade do letramento, ou seja, da “leitura de mundo”.
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