Os desafios do trabalho pedagógico na construção da escrita

Autores/as

  • Denise Puglia Eraclide Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe), Presidente Prudente/SP

Palabras clave:

Psicogênese. Alfabetização. Desafios contemporâneos.

Resumen

A presente pesquisa é intitulada “Os desafios do trabalho pedagógico na construção da escrita" pois a escola é uma instituição educacional que objetiva a formação integral do educando. Para tanto, ela necessita garantir o desenvolvimento de práticas pedagógicas que possibilitem o aprendizado, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem está ligado, entre outros fatores, à metodologia adotada pelo professor e ao empenho do aluno. Nota-se, porém, que o professor tem encontrado dificuldades em diagnosticar e interferir para que o aprendizado dos alunos em processo de alfabetização seja significativo e o avanço dos mesmos se efetive. Portanto, pretendeu-se analisar, refletir e compreender o processo de construção da escrita, através do estudo da psicogênese, verificando quais as concepções sobre alfabetização que marcaram os métodos de ensino ao longo da história no Brasil, observando o panorama atual da escola pública, abordando sobre os grandes desafios que ela enfrenta, para assim, podermos elencar os desafios encontrados com maior frequência no decorrer do processo ensino-aprendizagem. Este estudo foi conduzido através de pesquisa qualitativa, pois é um campo que envolve as ciências humanas-sociais e diversos métodos de investigação para o estudo de um fenômeno situado no local em que ocorre, procurando tanto encontrar o sentido desse fenômeno quanto interpretar os significados que as pessoas dão a eles. Deferimos que a alfabetização deve acontecer em um espaço dinâmico, enfatizados na interação aluno-aluno, aluno-professor e aluno-ambiente, favorecendo a aprendizagem, considerando-se o contexto social onde esta aquisição ocorre e a necessidade do letramento, ou seja, da “leitura de mundo”. 

Biografía del autor/a

Denise Puglia Eraclide, Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe), Presidente Prudente/SP

Pedagoga. Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual

Citas

BORDINI, M. G.; AGUIAR, V. T. A formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997a. 144 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf Acesso em: 31 out. 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília, DF: MEC/SEF, 1997b. 79 p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf Acesso em: 31 out. 2019.

CAGLIARI, L. C. Alfabetizando sem o ba-bé-bi-bó-bu. Campinas: Scipione, 1999.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. A Psicogênese da Língua Escrita. Tradução de Diana Myriam Liechtenstein, Liana Di Marco e Mario Corso. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

FERREIRO, E. Reflexões sobre Alfabetização. 24 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1997.

LAJOLO, M. O texto não é pretexto. In: ZILBERMAN, R. (Org.) Leitura em crise na escola: alternativas metodológicas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. p. 51-62.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARROU, H. I. História da educação na antiguidade. São Paulo: Herder, 1969.

MOLL, J. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 1996.

MORTATTI, M. R. L. Os sentidos da alfabetização. São Paulo 1876/1944. São Paulo: Editora Unesp, 2000.

SOARES, M. Letramento e alfabetização. São Paulo: Contexto, 2003.

TREVISAN, A. L. Filosofia da educação. Mímesis e razão comunicativa. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução de José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

WEISZ, T.; SANCHEZ, A. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2001.

ZILBERMAN, R. A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global,1985.

Publicado

2019-11-22

Cómo citar

Eraclide, D. P. (2019). Os desafios do trabalho pedagógico na construção da escrita. InFor, 5(1), 26–48. Recuperado a partir de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/InFor3042v5n12019

Número

Sección

Artigos