Um olhar para a dança e a educação infantil nos documentos de referência do currículo no estado de São Paulo
Palavras-chave:
Dança. Dança e Educação. Educação. Currículo. Educação Infantil.Resumo
Este artigo tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre como a dança vem sendo apresentada para a Educação Infantil (EI) nos municípios do estado de São Paulo. Para tanto, realizamos uma consulta aos documentos oficiais que regem EI, traçamos um panorama deles em âmbito nacional para elencar princípios norteadores que estão indicados e que aparecem igualmente nos documentos municipais. Posteriormente, revelamos o que vem sendo disponibilizado como proposta de dança para a infância; bem como os referenciais adotados; as convergências e divergências teóricas nos documentos dos municípios do estado de São Paulo.Referências
ANDRADE, C. R. Dança para criança: uma proposta para o ensino de dança voltada para a educação infantil. 2016, 339 f. Tese (Doutorado em Artes) – Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2016.
ANDRADE, C. R.; GODOY, K. M. A. Dança com crianças: propostas, ensino e possibilidades. Curitiba: Appris, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Brasília, DF: MEC/SEB, 2017.
BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2013.
BRASIL. Decreto nº 7.724, de 16 de maio de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011, que dispõe sobre o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do caput do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição. Brasília, DF: Casa Civil, 2012.
BRASIL. Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011. Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5º, no inciso II do § 3º do art. 37 e no § 2º do art. 216 da Constituição Federal; altera a Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990; revoga a Lei nº 11.111, de 5 de maio de 2005, e dispositivos da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991; e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Fixa as diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília, DF: MEC/CNE, 2009a.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Subsídios para Diretrizes Curriculares Nacionais específicas da educação básica. Brasília, DF: MEC/SEB, 2009b.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações sobre convênios entre secretarias municipais de educação e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos para oferta de educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009c.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v. 01-03.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Casa Civil, 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Casa Civil, 1988.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino da Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
GODOY. K. M. A. A criança e a Dança na Educação Infantil. In: KERR, D. M. (Org.) Cadernos de formação: formação de professores didática dos conteúdos. Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação. Universidade Virtual do Estado de São Paulo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LABAN, R. Domínio do Movimento. Tradução de Anna Maria Barros De Vecchie Maria Sílvia Mourão Netto. São Paulo: Summus, 1978. (Edição organizada por Lisa Ullman).
PIMENTA, S. G. O estágio na formação de professores: unidade teórica e prática. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.