A Licenciatura em Música na modalidade a distância: reflexões sobre o trabalho do tutor virtual

Autores

  • Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE http://orcid.org/0000-0002-1793-004X
  • Nubia Carla Ferreira Cabau Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, Ministério da Educação – MEC
  • Maria Luisa Furlan Costa Universidade Estadual de Maringá UEM.

Palavras-chave:

Tutor virtual, Licenciatura em Música, Educação a Distância.

Resumo

A Educação Musical e a Educação a Distância (EaD) são duas áreas amparadas por leis e necessárias a sociedade contemporânea porém ainda são questionadas quanto a sua utilidade, viabilidade e funcionalidade. A EaD no Brasil tem se firmado como uma modalidade de ensino mais acessível e democrática principalmente aqueles que desejam obter um diploma de graduação. Os cursos de formação inicial de professores também são beneficiados com a expansão de ofertas de cursos a distância. Dessa forma os cursos de licenciatura em música que buscam formar o educador musical para atuar, principalmente no Ensino Básico, também podem contar com a graduação em Música na modalidade a distância. Das IES públicas três são as que ofertam o curso de Música e Educação Musical a distância: UFRGS, UFSCar e UNB. Compreendendo que os cursos a distância não são cursos presenciais virtualizados objetivamos nesse artigo apresentar o trabalho realizado pelo tutor virtual nos cursos de licenciatura em Música na modalidade a distância. Por meio de abordagem teórica o artigo apresenta algumas reflexões que envolvem o trabalho dos diferentes atores envolvidos em um curso a distância e ressalta a função do tutor virtual como relevante para o bom desenvolvimento musical dos alunos.

Biografia do Autor

Patrícia Lakchmi Leite Mertzig Gonçalves de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Professora do Curso de Música na FACLEPP - Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE. 

Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

Nubia Carla Ferreira Cabau, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, Ministério da Educação – MEC

Professora de Arte/Música da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná - SEED. Ministério da Educação – MEC.

Tutora virtual da UAB/UFSCar do curso de Licenciatura em Música. 

Integrante do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

Maria Luisa Furlan Costa, Universidade Estadual de Maringá UEM.

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (Unesp/Araraquara), professora da UEM e coordenadora do Programa Universidade Aberta do Brasil no âmbito dessa instituição. Líder do Grupo de Pesquisa Educação a Distância e as Tecnologias Educacionais/CNPQ.

Referências

ABREU-E-LIMA, D. M.; ALVES, M. N. O feedback e sua importância no processo de tutoria a distância. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 189-205, mai/ago. 2011. Disponível em: https://goo.gl/CKXeKs. Acesso em: 11 dez. 2017.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa diretrizes e bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília: Presidência da República, 1971. Disponível em: https://goo.gl/YlGdTb. Acesso em: 11 dez. 2017.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em: https://goo.gl/oXee3. Acesso em: 11 dez. 2017.

BRASIL. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://goo.gl/ikkbG5. Acesso em: 11 dez. 2017.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB. Brasília: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://goo.gl/2MmEP2. Acesso em: 5 nov. 2017.

BRASIL. Lei nº 11.769, de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Brasília: Presidência da República, 2008. Disponível em: https://goo.gl/ZEM26F. Acesso em: 5 nov. 2017.

CARVALHO, I. A. Potencialidades e limites de uma disciplina do curso de Educação Musical a Distância na UFSCar. 2010. 225f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: https://goo.gl/7f2mWo. Acesso em: 11 dez. 2017.

CORREA, A. G.; MILL, D. R. S. Base de conhecimentos de professores na Educação a Distância: um estudo sobre a Educação Musical. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA; ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. 2012. São Carlos. Anais... UFSCar. 2012. Disponível em: https://goo.gl/jm8moc. Acesso em: 11 dez. 2017.

COSTA, M. L. F. KNUPPEL, M. A. C. As representações sociais do trabalho do tutor presencial: limites e possibilidades. Educar Em Revista, Curitiba, PR, n. 4, p. 191-209, 2014. Edição especial. Disponível em: https://goo.gl/QTZ1EQ. Acesso em: 24 dez. 2017.

COSTA, M. L. F.; OLIVEIRA, S. A. G. O lugar da educação a distância no Plano Nacional de Educação (2011-2020). Revista Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 16, n. 1, p. 97-112, jan./abr. 2013. Disponível em: https://goo.gl/RyY6HY. Acesso em: 11 dez. 2017.

LITWIN, E. (Org.). Educação a Distância: Temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.

MILL, D. R. S. Educação a distância e trabalho docente virtual: sobre tecnologia, espaços, tempos, coletividade e relações sociais de sexo na idade mídia. 2006. 322f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

MILL, D. R. S. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012.

MOORE, M. G.; KEARSLEY, G. Educação a distância: uma visão integrada. Tradução de Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

MORAN, J. M. Novas questões que a educação on-line traz para a didática. São Paulo: USP, 2003. Disponível em: https://goo.gl/C1pywd . Acesso em: 9 nov. 2017.

MORAN, J. M. Os modelos educacionais na aprendizagem on-line. São Paulo: USP, 2007. Disponível em: https://goo.gl/ktqbTe. Acesso em: 9 nov. 2017.

PENNA, M. Música(s) e seu ensino. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2012.

PETERS, O. Didática do Ensino a Distância. São Leopoldo, RS: Unisinos, 2006.

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Gonçalves de Oliveira, P. L. L. M., Cabau, N. C. F., & Costa, M. L. F. (2017). A Licenciatura em Música na modalidade a distância: reflexões sobre o trabalho do tutor virtual. InFor, 3(2), 116–131. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/449

Edição

Seção

Artigos