Relações entre produção científica e indicadores de matrículas no censo escolar em Porto Velho-RO no contexto da inclusão
Palavras-chave:
Educação Especial. Ensino Regular. Produção Científica. Inclusão Educacional.Resumo
Este trabalho teve como objetivo principal buscar relações entre os dados referentes aos indicadores de matrícula dos alunos do público-alvo da Educação Especial no ano de 2018 em Porto Velho/RO e as produções acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Escolar de Rondônia. A pesquisa, documental e descritiva, utilizou como fontes a sinopse estatística da Educação Básica do Censo de 2018 e buscas das dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico) e Educação Escolar (Mestrado Profissional). O perfil da Educação Especial no município pesquisado, tanto em classes comuns quanto em classes exclusivas, caracterizou-se pela prevalência significativa de matrículas de estudantes com deficiência intelectual, seguida pela matrícula de alunos com transtorno do espectro autista e deficiência física. A produção de conhecimento sistematizada indicou uma prevalência de produções na área da surdez. Os dados obtidos sugerem que: a) as futuras pesquisas realizadas no município estejam voltadas para os aspectos de avaliação e diagnóstico desse público-alvo matriculado; b) que as pesquisas continuem fomentando as discussões acerca dessas demandas, especialmente, em relação às práticas pedagógicas e formação docente.Referências
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