Estudo da contribuição de problematização como fonte de estímulo ao acesso e interação de alunos do 9º ano em EaD

Autores

  • Cláudia Roberta Küll Universidade de São Paulo (USP)
  • Ana Cláudia Kasseboehmer Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Educação, Educação a Distância, Motivação

Resumo

Com o objetivo desenvolver e avaliar o potencial motivacional de uma estratégia de ensino adequada a uma plataforma EaD para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, este trabalho estudou a motivação dos mesmos. Motivação tem sua promoção, tanto por fatores externos quanto internos ao indivíduo. Uma das principais teorias neste campo é a da Autodeterminação, centrada em afirmar que seres humanos possuem natureza ativa e são propensos ao desenvolvimento saudável à autorregularão. Utilizando-se de uma abordagem problematizadora, foi desenvolvida uma sequência de atividades que envolvessem o uso do AVA. A coleta e análise de dados foi feita por: frequência de acesso ao fórum de discussão pelos alunos; verificação da assimilação do conteúdo; questionário sobre as motivações quanto ao uso do AVA; entrevista com os alunos e com o professor parceiro da disciplina. Sua análise foi realizada através da triangulação de dados e os resultados apresentados apontam que, após a realização da sequência didática, houve um aumento de 18 vezes no acesso ao AVA e o conteúdo foi ligeiramente melhor assimilado. Os alunos também têm sua motivação caracterizada igualmente como de regulação controlada e autônoma. Com isso, considera-se que a estratégia desenvolvida e aplicada neste trabalho foi positiva.

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Publicado

19-05-2017

Como Citar

Küll, C. R., & Kasseboehmer, A. C. (2017). Estudo da contribuição de problematização como fonte de estímulo ao acesso e interação de alunos do 9º ano em EaD. InFor, 2(1), 310–327. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/InFor2120165

Edição

Seção

Artigos