O uso de mídias no Programa Mais Educação: contribuições para o processo de aprendizagem

Authors

  • Marco Tulio Santos Ledo EE Joel Mares (SEEMG) SME Almenara - Prefeitura Municipal de Almenara

Keywords:

Mídias. Aprendizagem. Sala de aula. Mais Educação

Abstract

Esse artigo apresenta os resultados obtidos a partir do projeto de intervenção realizado em duas turmas do Programa Mais Educação no município de Almenara – MG. A proposta analisou a contribuição das mídias computador, jornal e TV para o processo de ensino e aprendizagem. Perpassou-se pela pesquisa teórica com textos de autores que discorrem sobre o tema proposto “O uso de mídias no processo de aprendizagem”, entre eles, Valente (2005), Moran (2011), Perrenoud (2000). A intervenção fora desenvolvida com 30 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental e teve como metodologia, além da pesquisa teórica, a técnica da observação, entrevista verbais, utilizadas como diagnóstico, para aplicação da intervenção. Constatou-se que apesar de a escola possuir instrumentos que podem subsidiar um trabalho dinâmico com os alunos os mesmos não são utilizados exatamente pela falta de preparo dos professores. Isso hoje é antagônico ao exposto pela mídia e pela tecnologia, que mostram nossos alunos integrados através das redes sociais. Verificou-se a necessidade de formação dos professores para o uso integrado das mídias no contexto escolar e o desejo dos alunos de estarem integrado neste mundo de novas linguagens.

Author Biography

Marco Tulio Santos Ledo, EE Joel Mares (SEEMG) SME Almenara - Prefeitura Municipal de Almenara

GRADUADO EM LETRAS *UNIMONTES), GRADUADO EM HISTÓRIA (UNOPAR), TÉCNICO EM GESTAO PÚBLICA (IFSMG). ESPECIALISTA EM INSPEÇÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (FINOM), ESPECIALISTA EM GESTÃO ESCOLAR (UFMG), ESPECIALISTA EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO A DISTANCIA (UNIMONTES).

References

BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 21, v. 1, n. 27, p. 135-138, 1999.

FERREIRA, A. L. D. Informática educativa na educação infantil: riscos e benefícios. 2002. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Informática Educativa) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: http://www.multimeios.ufc.br/arquivos/pc/monografias/Monografia_lucia.pdf. Acesso em: 30 dez. 2018.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

MERCADO, L. P. L (Org.). Formação docente e novas tecnologias. In: CONGRESSO DA REDE IBEROAMERICANA DE INFORMÁTICA EDUCATIVA, 4., 1998, Brasília. Anais [...]. Brasília, 1998. p. 2.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 3, n.1, p. 137-144, set., 2000.

PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VALENTE, J. A. Pesquisa, comunicação e aprendizagem com o computador. O papel do computador no processo ensino-aprendizagem. In: Integração das tecnologias na Educação. Brasília: MEC, 2004.

VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Unicamp, 1993.

VALENTE, J. A. Informática na educação: instrucionismo x construcionismo. Educação Pública, Rio de Janeiro, [2005]. (Seção Tecnologia de Biblioteca). Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/tecnologia/0003.html. Acesso em: 30 dez. 2018.

Published

2018-12-30

How to Cite

Ledo, M. T. S. (2018). O uso de mídias no Programa Mais Educação: contribuições para o processo de aprendizagem. InFor, 4(2), 156–177. Retrieved from https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/396

Issue

Section

Artigos