O processo de alfabetização de surdos a partir de uma abordagem bilíngue: desafios para aprendizagem da Língua Portuguesa
Keywords:
Alfabetização, Educação Especial, Surdez.Abstract
Ao pensar a alfabetização de surdos dentro de uma abordagem bilíngue, pode-se afirmar que é um assunto desafiador, pois além da aquisição da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), as crianças e jovens surdos têm de aprender a Língua Portuguesa na modalidade escrita. A presente pesquisa buscou contextualizar um pouco do histórico da educação de surdos até os dias de hoje, explicando brevemente sobre as diferentes abordagens adotadas ao longo da história. Fez-se um levantamento dos autores que tratam sobre a alfabetização de surdos, assim como dos direitos previstos pela legislação em âmbito municipal e federal. O objetivo deste trabalho foi tentar compreender o processo de alfabetização de Surdos na prática, isto é a partir da visão do educadores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. Para isso realizou-se pesquisa qualitativa, dentro de um polo bilíngue na zona sul de São Paulo, com as professoras das Salas Bilíngues, buscando compreender a partir dos dados coletados, quais os principais desafios encontrados para o desenvolvimento do trabalho de alfabetização e letramento, como também analisar a concepção de ensino bilíngue da rede municipal. Foi possível analisar que há muitos desafios que precisam ser superados, como a falta de conhecimento da LIBRAS pelas famílias e pessoas próximas da criança surda. Devido a isso, muitas vezes, as crianças chegam a escola sem conhecer muito de sua língua materna, precisando desenvolver um trabalho pedagógico para o ensino da LIBRAS, para somente após desenvolver o ensino da Língua Portuguesa, na modalidade escrita. A partir de reflexões, percebe-se que há desafios que são difíceis de ser superados somente pela escola, precisa-se de um envolvimento de toda a sociedade para que haja não só a inclusão escolar, mas principalmente a social.
Palavras-chave: Alfabetização; Educação Especial; Surdez.
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