Perspectivas da Educação Inclusiva a partir do Projeto Politico-Pedagógico
Keywords:
Análise Documental, Diversidade, Educação Inclusiva, Projeto Político-PedagógicoAbstract
O presente trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado que está em andamento, no qual tem por objetivo identificar no Projeto Político-Pedagógico (PPP) de uma escola pública estadual localizada no noroeste paulista, como a inclusão perpassa o documento, além de, investigar como questões relacionadas á diversidade são destacadas, tendo em vista uma escola plural. O estudo é de caráter descritivo e qualitativo, onde foram desenvolvidas categorias de análise que versaram sobre trechos destacados no documento. Dessa forma, foi possível pontuar que o PPP destaca o respeito à diversidade, desde étnico-cultural, social e econômica até os alunos com deficiência. As funções desencadeadas para Gestão Escolar são destacadas, estabelecendo metas e ações a serem aplicadas, enfatizando a necessidade de um trabalho em conjunto entre a escola e a comunidade, para inserção do aluno com deficiência na sociedade e promovendo uma educação de equidade para todos.
References
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Ed. 70, 1977.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Ed. 70, LDA, 2009.
BRASIL. Casa Civil. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: https://goo.gl/HwJ1Q Acesso em: 24 jan. 2017.
BRASIL. Casa Civil. Diretrizes e bases da educação nacional - LDB, 1996. Disponível em: https://goo.gl/3YQoF. Acesso em: 24 jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Declaração de Salamanca: sobre princípios, políticas e práticas na área das necessidades educativas especiais. 1994. Disponível em: https://goo.gl/aJbxeD. Acesso em: 27 jan. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2007. Brasília. Disponível em: http://peei.mec.gov.br/arquivos/politica_nacional_educacao_especial.pdf. Acesso em: 27 jan. 2017.
BAUMAN, Z. Amor Líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.
CARMO, W. R. Cartografia tátil escolar: experiências com a construção e materiais didáticos e com a formação continuada de professores. 2009. 195 f. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
D’ ÁGUA, S. V. N. Sob o prisma da inclusão, desvelando a exclusão. 2003. 183 f. Dissertação (Mestrado em Educação e Currículo). Pontífice Universidade Católica de São Paulo, PUC, São Paulo, 2003.
D’ÁGUA, S. V. N. A formação docente frente a diversidade e a inclusão: desafios a serem repensados. In: Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. p. 4713-4725.
GLAT, R.; NOGUEIRA, M. L. L. Políticas Educacionais e a formação de professores para a Educação Inclusiva no Brasil. Caderno do Programa de Pós-Graduação em Educação, n. 1, p. 134- 141,2003.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre à iniciação da pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alinea, 2001. 79 p.
GUSMÃO, N. M. M. Desafios da diversidade na escola. Mediações-Revista de Ciências Sociais, v. 5, n. 2, p. 9-28, 2000. Disponível em: https://goo.gl/7nw1vR. Acesso em: 28 jan. 2017.
IMBERNÓN, F. A Educação no Século XXI. Porto Alegre: Artmed, 2000.Amplitude e profundidade do olhar: a educação ontem, hoje e amanhã. Porto Alegre: Artmed, 2000.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, São Carlos, v. 11 n. 33, p. 387- 559, set./dez. 2006. Disponível em: https://goo.gl/fU1AEK. Acesso em: 27 jan. 2017.
MITLLER, P. Educação inclusiva: contextos sociais. Tradução Windyz Brazão Ferreira. Porto Alegre: Artmed, 2003.
OLIVEIRA, A. S.; LEITE, L. P. Construção de um sistema educacional inclusivo: um desafio político-pedagógico. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.15, n. 57, p. 511-524, out-dez, 2007. Disponível em: https://goo.gl/B4gkC4. Acesso em: 30 jan. 2017.
ROPOLI, E. A.; et al. Educação Especial na perspectiva da Inclusão Escolar: A escola comum inclusiva. In: Ministério da Educação-Secretária de Educação Especial. Universidade Federal do Ceará. Brasília, 2010. p. 52.
SANTOS, M. T. C. T. O Projeto Político - Pedagógico, Autonomia e Gestão Democrática. In: Ministério da Educação-Secretária de Educação Especial. Universidade Federal do Ceará. Brasília, 2010. p. 11-17.
SANT’ANA, I. M. Educação Inclusiva: concepções de professores e diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 10, n. 2, p. 227-234, 2005. Disponível em: https://goo.gl/zUaHHH. Acesso em: 30 de jan. 2017.
SOUZA, F. D. Análise do Projeto Político-Pedagógico: o movimento em direção a uma escola inclusiva. 2009. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação na área de concentração: Educação Especial no Brasil) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Marília. 2009.
VASCONCELLOS, C. D. S. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 12. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2009. 213 p.
VEIGA, I. P. O. Projeto Político Pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. Projeto Político Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1995.