Avaliação na educação a distância: um estudo investigativo no curso de pedagogia UEPA/UAB – Polo Cametá

Autores/as

Palabras clave:

Educação a Distância, Avaliação, Pedagogia

Resumen

O presente trabalho versou sobre a avaliação na educação a distância. O objetivo foi investigar como se dá o processo avaliativo na educação a distância no Curso de Pedagogia da UEPA/UAB – Polo Cametá. A pesquisa realizada foi qualitativa, com procedimento técnico do Estudo de Caso, cujos instrumentos de coleta de dados utilizados foram os questionários elaborados no recurso digital Google Forms, incluindo perguntas de múltipla escolha e também respostas longas e curtas, aplicados a 02 tutores e 20 alunos do Curso, além de entrevista semiestruturada com um tutor e um aluno. Na análise dos dados, foram exploradas as respostas dos sujeitos e a plataforma utilizada pelo tutor para avaliar, comunicar e monitorar os alunos nas atividades. O estudo chamou a atenção no que diz respeito à utilização das plataformas e de outros recursos online, que servem para avaliar, contudo, os resultados gerais, apesar de diversas interfaces de registro disponíveis, tais como: chat, fóruns, Moodle (importantes para a interação, comunicação e avaliação na educação a distância em tempo real) ainda são poucos utilizados, seja pelo precário acesso à internet ou pela necessidade dos textos escritos, tanto na forma presencial como aqueles postados na plataforma, esta que é uma interface assíncrona, ou seja, não precisa que o tutor e o aluno estejam conectados em tempo real.

 

Biografía del autor/a

Damaris Botelho da Costa, Universidade Federal do Pará/Estudante

Professora. Pedagoga. Licenciada em Letras. Especialista em Informática Educativa. Cursando Mestrado em Educação e Cultura.

Benilda Miranda Veloso Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e Secretaria de Estado de Educação do Pará/Professora

Mestra em Comunicação, Linguagem e Cultura. Especialista em Informática e Educação. Pedagoga. Professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará e Secretaria de Estado de Educação do Pará.

Joao Batista do Carmo Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação, câmpus Tocantins/ Professor e pesquisador

Doutor em Educação. Professor e pesquisador na Universidade Federal do Pará (UFPA), Faculdade de Educação, câmpus Tocantins. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Universidade na Amazônia.

Rodolpho Claret Bento, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, câmpus Cametá/Professor

Mestre em Antropologia Social. Sociólogo. Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, câmpus Cametá.

Geanice Raimunda Baia Cruz, Secretaria Municipal de Educação de Cametá (PA) e coordenadora pedagógica no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA)/Professora e pesquisadora

Mestra em Educação e Cultura. Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento, implementação e gestão na Educação a Distância. Pedagoga. Professora e pesquisadora na Secretaria Municipal de Educação de Cametá (PA) e coordenadora pedagógica no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA). Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e Trabalho (GEPTE).

Citas

BELLONI, M. L. Educação a distância. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 1999.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2004.

LITWIN, E. Educação a distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2012.

MORAES, S. B. A. Notas sobre a avaliação da aprendizagem em educação a distância. EaD em Foco, Santa Maria, v. 4, n. 2, p. 12-30, 2014. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/229/221. Acesso em: 17 dez. 2020.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000

NEVADO, R. A.; BASSO, M. V.; MENEZES, A. S. Webfólio: uma proposta para avaliação na aprendizagem. Conceitos, estudos de casos e suporte computacional. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 15., 2004. Manaus. Anais do SBIE ... Manaus: UFAM. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/331/317. Acesso em: 17 dez. 2020.

PAIVA, V. M. O. Ambientes virtuais de aprendizagem: implicações epistemológicas. Educar em Revista, Belo Horizonte, v. 26, n. 3, p. 353-370, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v26n3/v26n3a18.pdf. Acesso em: 17 dez. 2020.

PAIVA. V. L. M. O. Feedback em ambiente virtual. In: LEFFA, V (Org.). Interação na aprendizagem das línguas. Pelotas: EDUCAT, 2003. P. 219-254. Disponível em: http://www.veramenezes.com/feedback.htm. Acesso em: 17 dez. 2020.

PRETI, O. Educação a distância: fundamentos e políticas. Cuiabá: EdUFMT, 2009.

SCHIER, S. A. B. A concepção de linguagem utilizada no Sistema EaD-Unitins. 2008. 137f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Universidade de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/6374/1/2008_SilveriaAparecidaBSchier.pdf. Acesso em 17 dez. 2020.

TRIVINOS, A. W. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1987.

VALENTE, J. A. Informática na educação no Brasil: análise e contextualização histórica. In: VALENTE, J. A. (Org.). O computador na sociedade do conhecimento. Campinas: UNICAMP/NIED, 1999. p. 1-13.

VALENTE, J. A. Informática na educação: confrontar ou transformar a escola. Perspectiva, Florianópolis, n. 24, p. 41-49, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/10703/10207. Acesso em: 17 dez. 2020.

VASCONCELLOS, C. S. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. 15. ed. São Paulo: Libertad, 2005.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

Costa, D. B. da, Silva, B. M. V., Silva, J. B. do C., Bento, R. C., & Cruz, G. R. B. (2020). Avaliação na educação a distância: um estudo investigativo no curso de pedagogia UEPA/UAB – Polo Cametá. InFor, 6(2), 248–264. Recuperado a partir de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/508