O Direito das Pessoas com Deficiência à Educação Inclusiva e o Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva na Promoção da Acessibilidade na Escola

Autores/as

  • Martinha Clarete Dutra dos Santos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Brasília, DF, Brasil

Palabras clave:

Educação Especial, Educação inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade

Resumen

O presente artigo aborda as condições para efetivação do direito das pessoas com deficiência à educação inclusiva. Destaca-se também o uso pedagógico dos recursos de tecnologia assistiva como estratégia para a promoção da acessibilidade, segundo a concepção da educação especial, compreendida como modalidade transversal desde a educação infantil à superior. A partir daí, é possível repensar as práticas educacionais, concebidas com base em um padrão de estudante, de professor, de currículo e de gestão, redefinindo a organização das condições de infraestrutura escolar, de formação continuada e dos recursos pedagógicos, fundamentados no princípio do desenho universal.

Biografía del autor/a

Martinha Clarete Dutra dos Santos, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Brasília, DF, Brasil

Martinha Clarete Dutra dos Santos é Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid-SP). É diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (DPEE/Secadi), Brasília, DF, Brasil. Integrou o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) de 2006 a 2013, e o Comitê Interministerial de Tecnologia Assistiva, de 2007 a 2013.

Citas

Referência

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Publicado

2016-06-13

Cómo citar

Santos, M. C. D. dos. (2016). O Direito das Pessoas com Deficiência à Educação Inclusiva e o Uso Pedagógico dos Recursos de Tecnologia Assistiva na Promoção da Acessibilidade na Escola. InFor, 1(1), 51–60. Recuperado a partir de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/8

Número

Sección

Artigos