A percepção da avaliação na aprendizagem na modalidade do ensino a distância dos alunos do curso de habilitação de sargentos da PMCE – CHS da AESPCe
Palabras clave:
educação, educação a distância, avaliação, avaliação em ead, tecnologias digitais da informação e comunicação,Resumen
Esse trabalho teve como finalidade compreender a percepção da avaliação da aprendizagem na modalidade do ensino à distância dos alunos do curso de habilitação de sargentos da PMCE – CHS da AESPCe, com o objetivo de verificar se a carga horaria é, na visão dos alunos, suficiente e se a forma como foram feitas as avaliações das disciplinas favoreceu o aprendizado, atentando para isso aos elementos avaliativos, sendo eles o fórum de discussão pra disciplinas de até 12 horas/aula e para disciplinas com mais de 12 horas/aula, além do fórum de discussão, uma tarefa. Para embasamento teórico deste trabalho, foram utilizados os textos de Luckesi (2008), Vidal (2010), Maia (2010) e outros, bem como o Censo da Educação Superior (2013) – INEP, e a legislação vigente sobre a estruturação matrizes curriculares dos cursos de formação inicial e continuada da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará – AESP/Ce. Como metodologia aplicada fez-se uso da pesquisa qualitativa e o instrumento metodológico foi a pesquisa in loco com os alunos que participaram do Curso de habilitação a Sargento da PMCE. Após analisar as respostas ao questionário proposto e a percepção da avaliação da aprendizagem, constatou-se que o a aplicabilidade do curso no ambiente virtual proporcionou uma experiência de autonomia e aprendizagem, associado a instrumentos de avaliação, e que diretamente possa a ter como resultado, um melhor desempenho em suas funções do dia a dia da atividade policial militar.
Citas
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf. Acesso em: 21 nov. 2015.
BRASIL. Ministério da Educação / Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP. Censo da Educação Superior 2013. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/apresentacao/2014/coletiva_censo_superior_2013.pdf . Acesso em: 19. ago. 2015.
CORRÊA, Juliane. Planejar e avaliar em programas de educação a distância. Disponível em: http://arquivos.unama.br/nead/fit/modulo_1/html/materiais/Unidade04_p33-41.pdf. Acesso em: 21 nov. 2015.
CRUZ, C. Competências e habilidades: da proposta à prática. São Paulo: Edições Loyola. 2001
DIAS, S.D. Competências em Educação: conceito e significado pedagógico. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v14n1/v14n1a08. Acesso em: 28. Nov. 2015
DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO CEARÁ. Lei das Promoções. Disponível em: http://www.casamil.ce.gov.br/images/PDF/lei_15797_promocoes.pdf. Acesso em: 16. Nov. 2015
GOUVEIA, J. (2007). Competências: moda ou inevitabilidade?. Saber (e) Educar, 12, 31-58. Disponível em: http://repositorio.esepf.pt/handle/10000/19. Acesso em: 21 nov. 2015.
JOYE, C. R. e ARAÚJO, R. T. S. Metodologia Gestão e Projetos em EaD. Disponível em: http://www.sate.uece.br/moodle2/mod/resource/view.php?id=60317. Acesso em: 04. Nov. 2015
JUNGES, K. dos Santos; POVALUK, M.; SANTOS, V. S. O planejamento como elemento norteador da qualidade do processo de ensino e aprendizagem na educação a distância. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/2977_1395.pdf. Acesso em: 04. Nov. 2015
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Avaliação na Educação a Distância. Disponível em: http://www.sate.uece.br/moodle2/mod/resource/view.php?id=53968. Acesso em: 18. Nov. 2015
NUNES, I. B. Noções de Educação a Distância. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/EAD/NOCOESEAD.PDF. Acesso em: 21 nov. 2015.
OLIVEIRA, G. M. S. A avaliação no sistema de educação a distância. Disponível em: http://www.uab.ufmt.br/uab/images/artigos_site_uab/avaliacao_sistema_ead.pdf. Acesso em: 01. Mar. 2015
PINTO, I. M. S. Avaliação da Aprendizagem na Ead. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/2752009231050.pdf. Acesso em: 01. Mar. 2015
RIBEIRO, E.N; MEDONÇA, G.A.A; MENDONÇA, A. F. A importância dos ambientes virtuais de aprendizagem na busca de novos domínios da Ead. Disponível em: http://www.abed.org.br/congresso2007/tc/4162007104526AM.pdf. Acesso em: 28. Nov. 2015
SANTOS, J. F. S. Avaliação no Ensino a Distância. Disponível em: http://www.rieoei.org/deloslectores/1372Severo.pdf. Acesso em: 03. Nov. 2015
VIDAL, E. M; MAIA, J. E. B. Introdução à Educação a Distância. Disponível em: http://www.fe.unb.br/catedraunescoead/areas/menu/publicacoes/livros-de-interesse-na-area-de-tics-na-educacao/introducao-a-educacao-a-distancia Acesso em: 11. Nov. 2015.