Conteúdo de Estética da Música contemporânea em três currículos de graduação em Música na Educação a Distância

Autores

  • Patrícia Lakchmi L. Mertzig Gonçalves de Oliveira Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Luciana Carolina Fernandes de Faria Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

Palavras-chave:

Estética da música contemporânea, Educação a Distância, Formação de professores

Resumo

Na transição do século XIX para o século XX, emerge uma nova forma de compor, interpretar e apreciar música, recolocando sua função social enquanto arte, bem como a função do compositor, do intérprete e do ouvinte. Esta nova estética musical, chamada de música contemporânea, que é produzida, sobretudo, com o suporte de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), faz-se um importante aspecto a ser considerado na formação do educador musical. Paralelamente a essa questão, a Educação a Distância, que hoje no Brasil tem se firmado como uma opção bastante democrática de acesso aos cursos de graduação e ao saber, também se utiliza das TIC como meio de viabilizar o conhecimento. Assim, o presente artigo visa analisar o currículo de cursos de graduação em música na modalidade a distância oferecidos por três instituições brasileiras, UNB/UAB, UFSCar e UFRGS, e identificar a presença de conteúdos ligados à estética da música contemporânea. Essa corrente artística, além de ter o ambiente virtual de aprendizagem como meio favorável para seu desenvolvimento, pode contribuir na formação do educador musical por utilizar de forma criativa e rica o ciberespaço e as tecnologias computacionais.

Biografia do Autor

Patrícia Lakchmi L. Mertzig Gonçalves de Oliveira, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

Patrícia Lakchmi L. Mertzig Gonçalves de Oliveira é mestra em
Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora do
curso de licenciatura em Música da Faculdade de Artes, Ciências, Letras
e Educação da Unoeste, Presidente Prudente. Integrante dos grupos de
pesquisa Paisagem Sonora, Cognição e Percepção e Educação a Distância
e Tecnologias Educacionais, ambos certificados pelo CNPq.

Luciana Carolina Fernandes de Faria, Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

Luciana Carolina Fernandes de Faria é mestra em Educação pela Unoeste, Presidente Prudente. Professora do curso de licenciatura em Música da Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação da Unoeste. Professora da Escola Municipal de Artes Professor Jupyra Cunha Marcondes.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDESZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, 1999.

CANDÉ. R. História Universal da Música. Tradução Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 1994. v. 1.

COUCHOT, E. A arte pode ainda ser um relógio que adianta? O autor, a obra e o espectador na hora do tempo real. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Editora da Unesp, 1997. p. 135-143.

DOMINGUES, D. Introdução à humanização das tecnologias pela Arte. In: DOMINGUES, D. (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1997. p. 15-30.

GOHN, D. M. Educação Musical a Distância. Abordagens e Experiências. São Paulo: Cortez, 2011.

GOHN, D. M. Tecnofobia na música e na educação: origens e justificativas. Opus, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 161-174, dez. 2007.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Tradução Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

LEVY, P. Cibercultura. Tradução Carlos Irineu da Costa. 3 ed. São Paulo: Ed. 34, 2010.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS [UAB-UFSCAR]. Educação Musical. Matriz curricular com a especificação de número de créditos 2010 e 2011. Disponível em: <http://betara.ufscar.br:8080/uab/em/menu-esquerdo/matriz-curricular/2010-2011>. Acesso em: 24 nov. 2014.

UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS [UAB-UFSCAR]. Projeto Pedagógico. Curso de Licenciatura em Educação Musical. Para as turmas ingressantes a partir de 2010. Modalidade Educação a Distância. Disponível em: <http://betara.ufscar.br:8080/uab/em/projeto-pedagogico-2010>. Acesso em: 24 nov. 2014.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA [UNB]. Diretoria de Ensino de Graduação a Distância. Disponível em: <http://www.uab.unb.br/index.php/musica>. Acesso em: 24 nov. 2014.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL [UNB/UAB]. Disciplinas da Estrutura Curricular. Música. Disponível em: <http://www.uab.unb.br/arquivos/estrutura_curricular/ec_musica.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2014.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL [UFRGS]. Currículo Licenciatura em Música - Ensino a Distância. Disponível em: <http://www1.ufrgs.br/graduacao/xinformacoesacademicas/curriculoead.php?CodCurso=673&CodHabilitacao=142&CodCurriculo=1&sem=2009022>. Acesso em: 24 nov. 2014.

Publicado

13-06-2016

Como Citar

Oliveira, P. L. L. M. G. de, & Faria, L. C. F. de. (2016). Conteúdo de Estética da Música contemporânea em três currículos de graduação em Música na Educação a Distância. InFor, 1(1), 61–78. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/10

Edição

Seção

Artigos