Saberes docentes para atuação na sala de recursos de alunos com deficiência visual

Autores

  • Marly Kamiyama Moraes
  • Cláudio Silvério da Silva Unesp

Palavras-chave:

Educação Especial, Sala de Recursos, Saberes Docentes, Atendimento Pedagógico Especializado, Deficiência Visual.

Resumo

Este artigo representa uma pesquisa desenvolvida para o curso de Especialização em Educação Especial: Área de Deficiência Visual, desenvolvido pelo Núcleo de Educação a Distância, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Considerando a importância do professor no processo de inclusão educacional de estudantes público-alvo da Educação Especial, o objetivo desta pesquisa foi levantar os saberes docentes de três professoras que realizam atendimento em salas de recursos de escolas da rede estadual paulista junto a estudantes com deficiência visual. Devido à sua natureza foi adotada a pesquisa de abordagem qualitativa e se utilizou a técnica da entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Por meio dos relatos, foi possível verificar que os saberes disciplinares adquiridos na formação acadêmica influenciam as práticas pedagógicas e os saberes experienciais favoreceram a intervenção e o aprimoramento profissional. No entanto, alguns cursos de formação inicial e continuada, segundo as participantes, nem sempre oferecem contribuições significativas para a atuação docente nessa área. Diante dessas observações, ressaltamos a necessidade de se avaliar a estruturação desses cursos, levando em consideração a realidade da prática docente, para que formações sejam oferecidas de maneira que realmente atendam às necessidades profissionais.

Biografia do Autor

Cláudio Silvério da Silva, Unesp

Doutorando em Ciências da Motricidade Humana pela Unesp - Campus de Rio Claro/SP desde 2014.

Referências

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 134, n. 248, 23 dez.1996. Disponível em: https://goo.gl/y1BvBy. Acesso em: 23 nov. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Diretoria de Estatísticas Educacionais. Resultado do Censo da Educação Básica 2009. Brasília, 2009. Disponível em: https://goo.gl/BchBzK. Acesso em: 30 nov. 2017.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

MASINI, E. F. S. O perceber de quem está na escola sem dispor da visão. São Paulo: Cortez, 2013.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: História e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MAZZOTA. M. J. S. A inclusão e integração ou chaves da vida humana. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO: DESAFIO PARA O NOVO MILÊNIO, 3., 1998. Disponível em: https://goo.gl/VE3pkU. Acesso em: 30 nov. 2017.

NUNES, C. M. F. Saberes docentes e formação de professores: um breve panorama da pesquisa brasileira. Educação & Sociedade, Campinas, Ano XXII, n. 74, p. 27-42, abr. 2001. Disponível em: https://goo.gl/VwAFB4. Acesso em: 23 nov. 2017.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p. 15-34.

PRIETO, R. G. Formação de professores para o atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais: diretrizes nacionais para a educação básica e a educação especial. In: SILVA, S.; VIZIM, M. (Org.). Políticas públicas: educação, tecnologias e pessoas com deficiências. Campinas: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil (ALB), 2003.

PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, V. A. (Org.). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. 3. ed. São Paulo: Summus, 2006.

PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F.; QUILLICI NETO, A. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Educar, Curitiba, n. 34, p. 169-184, 2009. UFPR. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n34/10.pdf. Acesso em: 23 nov. 2017.

SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Resolução SE Nº 61, de 11 de novembro de 2014. Dispõe sobre a Educação Especial nas unidades escolares da rede estadual de ensino. São Paulo. 2014. Disponível em: https://goo.gl/cY4wLE. Acesso em: 21 nov. 2015.

SILVA, C. S. A Educação Física Adaptada no contexto de formação profissional: implicações curriculares para os cursos de Educação Física. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Pedagogia da Motricidade Humana) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2011. Disponível em: https://goo.gl/pXzMSz. Acesso em: 23 nov. 2017.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Kamiyama Moraes, M., & Silva, C. S. da. (2017). Saberes docentes para atuação na sala de recursos de alunos com deficiência visual. InFor, 3(2), 144–167. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/354

Edição

Seção

Artigos