Professores do atendimento educacional especializado e sua percepção acerca do estudante com deficiência intelectual
Palavras-chave:
Deficiência intelectual. Atendimento Educacional Especializado. Aprendizagem.Resumo
A educação especial no Brasil passou por várias transformações ao longo dos anos, sendo o Atendimento Educacional Especializado a configuração oficial atual de organização desta modalidade nas redes de ensino. A pesquisa que se apresenta é um recorte do projeto “Política pública e formação de professores: em foco a apropriação da escrita na área da deficiência intelectual” com objetivo de investigar a percepção dos professores de um município do interior do estado de São Paulo que atuam no atendimento educacional especializado sobre este serviço direcionado ao estudante com esta deficiência. A metodologia se configurou por meio de coleta de dados, via questionário, com perguntas abertas acerca do tema Atendimento Educacional Especializado e deficiência intelectual, prioritariamente. Participaram deste levantamento 29 professores. Os resultados demonstraram uma percepção por parte dos professores, em sua maioria, de que o atendimento educacional especializado é um dos fatores responsáveis pela inclusão desse estudante na escola, além de ser responsável por planejar, adaptar e oferecer recursos para que estes possam ter suas necessidades atendidas na sala de aula comum. Sobre o tema deficiência intelectual, as maiores dificuldades apontadas foram a questão da comunicação e comportamento, além da dificuldade no desenvolvimento de habilidades de aprendizagens de acordo com o ano que o estudante estava matriculado. Percebe-se, com base nestes dados, que as indagações e questionamentos acerca do atendimento das particularidades e necessidades daqueles com deficiência intelectual se mantêm, mesmo após mais de 10 anos de implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pelo Brasil, a partir de 2008.Referências
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