Professores do atendimento educacional especializado e sua percepção acerca do estudante com deficiência intelectual

Autores/as

  • Fernanda Oscar Dourado Valentim Bolsista Obeduc/Capes da Unesp de Marília
  • Kátia de Moura Graça Paixão Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Palabras clave:

Deficiência intelectual. Atendimento Educacional Especializado. Aprendizagem.

Resumen

A educação especial no Brasil passou por várias transformações ao longo dos anos, sendo o Atendimento Educacional Especializado a configuração oficial atual de organização desta modalidade nas redes de ensino. A pesquisa que se apresenta é um recorte do projeto “Política pública e formação de professores: em foco a apropriação da escrita na área da deficiência intelectual” com objetivo de investigar a percepção dos professores de um município do interior do estado de São Paulo que atuam no atendimento educacional especializado sobre este serviço direcionado ao estudante com esta deficiência. A metodologia se configurou por meio de coleta de dados, via questionário, com perguntas abertas acerca do tema Atendimento Educacional Especializado e deficiência intelectual, prioritariamente. Participaram deste levantamento 29 professores. Os resultados demonstraram uma percepção por parte dos professores, em sua maioria, de que o atendimento educacional especializado é um dos fatores responsáveis pela inclusão desse estudante na escola, além de ser responsável por planejar, adaptar e oferecer recursos para que estes possam ter suas necessidades atendidas na sala de aula comum. Sobre o tema deficiência intelectual, as maiores dificuldades apontadas foram a questão da comunicação e comportamento, além da dificuldade no desenvolvimento de habilidades de aprendizagens de acordo com o ano que o estudante estava matriculado. Percebe-se, com base nestes dados, que as indagações e questionamentos acerca do atendimento das particularidades e necessidades daqueles com deficiência intelectual se mantêm, mesmo após mais de 10 anos de implantação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, pelo Brasil, a partir de 2008.

Biografía del autor/a

Fernanda Oscar Dourado Valentim, Bolsista Obeduc/Capes da Unesp de Marília

Coordenadora Pedagógica na rede municipal de ensino de Marília-SP. Doutoranda na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq).

Kátia de Moura Graça Paixão, Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação. Pedagoga na área de Educação Especial. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro de Ciências e Educação, Colégio de Aplicação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq).

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Publicado

2020-09-16

Cómo citar

Valentim, F. O. D., & Paixão, K. de M. G. (2020). Professores do atendimento educacional especializado e sua percepção acerca do estudante com deficiência intelectual. InFor, 6(1), 91–109. Recuperado a partir de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/513

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