Avaliações Personalizadas Online para alunos público-alvo da Educação Especial: análise qualitativa e da funcionalidade do recurso

Autores

  • Katia de Abreu Fonseca Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP/Doutoranda
  • José Roberto Barboza Junior Prefeitura Municipal de Dois Córregos-SP e de Barra Bonita-SP/Professor do AEE

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Avaliação. Avaliação Personalizada Online.

Resumo

No processo de escolarização do aluno considerado como público-alvo da Educação Especial (PAEE), um dos conceitos discutidos sobre a prática docente é o da avaliação pedagógica, ou seja, como planejar e desenvolver mecanismos de avaliação que possam demonstrar, quantitativa e qualitativamente, os avanços pedagógicos de alunos com deficiência, transtorno do espectro autista e alta habilidade/superdotação. Como organizar momentos e instrumentos para avaliar a aprendizagem dos conteúdos desenvolvidos na sala de aula do ensino comum? Nesse cenário, foi construído e aplicado um recurso denominado “Avaliações Online Personalizadas” (APOn), utilizando o Google Forms como plataforma para o instrumento de avaliação, através da produção e construção do recurso pedagógico, considerando como referencial teórico o conceito de ajustes curriculares (flexibilidade, adequação e adaptação) como norteadores do processo de produção das avaliações. Esse recurso foi aplicado nas redes municipais de educação, garantindo os preceitos da realização da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, na qual todos os alunos, independentemente de serem ou não PAEE, podem ser submetidos aos mesmos critérios de avaliação, apenas com a adequação do recurso de avaliação que considere suas condições sensoriais e cognitivas. Os resultados quantitativos e qualitativos, relativos à funcionalidade dos recursos, foram positivos, o que nos faz pensar que esse recurso é indispensável para uma educação que contemple os princípios da educação inclusiva.

Biografia do Autor

Katia de Abreu Fonseca, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP/Doutoranda

Pedagoga. Doutoranda na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq).

José Roberto Barboza Junior, Prefeitura Municipal de Dois Córregos-SP e de Barra Bonita-SP/Professor do AEE

Pedagogo habilitado em Deficiência Intelectual e Auditiva. Professor do AEE na Prefeitura Municipal de Dois Córregos-SP e de Barra Bonita-SP. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq).

Referências

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Publicado

16-09-2020

Como Citar

Fonseca, K. de A., & Barboza Junior, J. R. (2020). Avaliações Personalizadas Online para alunos público-alvo da Educação Especial: análise qualitativa e da funcionalidade do recurso. InFor, 6(1), 155–167. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/520

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