Contornos do Currículo e a Integração de Tecnologias no Contexto da Política Pública Plan Ceibal Desenvolvida no Uruguai

Authors

Keywords:

Currículo e Tecnologias. Plan Ceibal. Computadores Portáteis. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Políticas Públicas.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a integração currículo e tecnologias digitais por meio de um retrato da pesquisa concluída que tomou como objeto a política pública Plan Ceibal desenvolvida no contexto da República Oriental do Uruguai, sob o argumento do uso dos computadores portáteis na educação aliados ao potencial de mobilidade e conexão à Internet. O método está fundamentado na grounded theory e teve como apoio o software NVivo 11. Ao final é apresentado o constructo teórico que decorre na emergência e análise dos achados, e conclui que a pesquisa apontou o papel preponderante e fundamental dos sujeitos na (re)construção de novos contextos experienciados com uso dos computadores portáteis aliados ao potencial de mobilidade e conexão à Internet, evidenciando indícios da integração entre currículo e tecnologias digitais e a emergência de web currículos.

Author Biography

Jayson Magno da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Jayson Magno da Silva

Doutor em Educação; Pesquisador em Currículo, Tecnologias Digitais, Mobilidade e Políticas Públicas; Professor-Convidado, Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar, Centro Universitário Senac-SP; Consultor em Educação, entre outras atividades profissionais

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Published

2022-12-31

How to Cite

Silva, J. M. da. (2022). Contornos do Currículo e a Integração de Tecnologias no Contexto da Política Pública Plan Ceibal Desenvolvida no Uruguai. InFor, 7(1), 8–32. Retrieved from https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/1-535