Fatores favorecedores na inclusão da criança com deficiência visual na Educação Infantil: a perspectiva do brincar

Authors

  • Keli dos Santos Guadagnino Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita filho", Campus Marília/SP.

Keywords:

Brincar. Deficiência Visual. Educação Infantil.

Abstract

Esse artigo aborda a temática da inclusão da criança com deficiência visual no contexto da Educação Infantil, considerando a perspectiva do brincar. A problematização desse estudo partiu do questionamento sobre quais práticas utilizadas pelos professores no momento do brincar podem favorecer o desenvolvimento da criança com deficiência visual? Teve como objetivo identificar possíveis fatores favorecedores do brincar que contribuam para o desenvolvimento e aprendizagem da criança com deficiência visual por meio de um estudo bibliográfico. A coleta de dados foi realizada no Portal de Periódicos CAPES, considerando publicações entre 2008 a 2018, e os descritores: Brincar AND Deficiência Visual AND Educação Infantil. Obteve-se o resultado de 204 artigos sobre a temática e desses, após análise preliminar, apenas cinco se adequaram ao objetivo desse estudo. Os cinco artigos selecionados foram submetidos à análise de conteúdo, considerando os temas que emergiram dos próprios dados. Como resultados, constatou-se que os educadores que atuam com crianças com deficiência visual devem ter maior atenção quanto à mediação das ações pedagógicas e planejar as atividades pensando em recursos e estratégias de apoio para a criança, assim como, o uso da linguagem, aspecto em destaque nos artigos analisados. A comunicação dos educadores nessas relações torna-se primordial para auxiliar no desenvolvimento das crianças com deficiência visual. Foram discutidos nesse estudo apenas alguns aspectos envolvidos com a temática. Portanto, sugere-se a relevância da realização de novas pesquisas considerando-se as diversas especificidades existente no âmbito do brincar.

Author Biography

Keli dos Santos Guadagnino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita filho", Campus Marília/SP.

Pedagoga. Professora com atuação na Educação Infantil. Especialista em Gestão Escolar e Psicopedagogia Institucional. Mestranda na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação, câmpus de Marília-SP. 

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Published

2020-09-16

How to Cite

Guadagnino, K. dos S. (2020). Fatores favorecedores na inclusão da criança com deficiência visual na Educação Infantil: a perspectiva do brincar. InFor, 6(1), 138–154. Retrieved from https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/519