Como as tecnologias móveis têm sido utilizadas na educação? Estudo em duas instituições de ensino superior brasileiras
Keywords:
tecnologias móveis, educação a distância, aprendizagem com mobilidade.Abstract
Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo exploratório realizado com alunos, professores, coordenadores de curso e de tecnologia em cursos de graduação virtual, com o objetivo de identificar quais recursos das tecnologias móveis têm sido utilizados e com qual finalidade acadêmica. O estudo mostrou que a maioria dos alunos e professores das universidades objeto deste estudo está fazendo um uso adaptado das tecnologias móveis de comunicação. Esse uso envolve o acesso ao material didático (leitura, vídeo e áudio), a ambientes de interação (aluno/aluno, aluno/professor, professor/professor), à agenda de atividades escolares e ainda o compartilhamento de arquivos a partir de dispositivos móveis. Dos quatro cursos analisados, apenas um está fazendo o uso sistematizado dos dispositivos móveis, com materiais didáticos desenvolvidos especificamente para o uso em dispositivos móveis, através do ePub. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão servir de apoio para instituições interessadas, subsidiando o desenvolvimento ou o aprimoramento de práticas pedagógicas que envolvam dispositivos móveis de comunicação.
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