Como as tecnologias móveis têm sido utilizadas na educação? Estudo em duas instituições de ensino superior brasileiras

Authors

  • Jaqueline Ferreira Domenciano Universidade Federal de São Carlos

Keywords:

tecnologias móveis, educação a distância, aprendizagem com mobilidade.

Abstract

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo exploratório realizado com alunos, professores, coordenadores de curso e de tecnologia em cursos de graduação virtual, com o objetivo de identificar quais recursos das tecnologias móveis têm sido utilizados e com qual finalidade acadêmica. O estudo mostrou que a maioria dos alunos e professores das universidades objeto deste estudo está fazendo um uso adaptado das tecnologias móveis de comunicação. Esse uso envolve o acesso ao material didático (leitura, vídeo e áudio), a ambientes de interação (aluno/aluno, aluno/professor, professor/professor), à agenda de atividades escolares e ainda o compartilhamento de arquivos a partir de dispositivos móveis. Dos quatro cursos analisados, apenas um está fazendo o uso sistematizado dos dispositivos móveis, com materiais didáticos desenvolvidos especificamente para o uso em dispositivos móveis, através do ePub. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão servir de apoio para instituições interessadas, subsidiando o desenvolvimento ou o aprimoramento de práticas pedagógicas que envolvam dispositivos móveis de comunicação.

References

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Published

2017-10-26

How to Cite

Domenciano, J. F. (2017). Como as tecnologias móveis têm sido utilizadas na educação? Estudo em duas instituições de ensino superior brasileiras. InFor, 3(1), 49–68. Retrieved from https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/artigo4_infor_n3v1_2017

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Artigos