Como as tecnologias móveis têm sido utilizadas na educação? Estudo em duas instituições de ensino superior brasileiras

Autores/as

  • Jaqueline Ferreira Domenciano Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

tecnologias móveis, educação a distância, aprendizagem com mobilidade.

Resumen

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de um estudo exploratório realizado com alunos, professores, coordenadores de curso e de tecnologia em cursos de graduação virtual, com o objetivo de identificar quais recursos das tecnologias móveis têm sido utilizados e com qual finalidade acadêmica. O estudo mostrou que a maioria dos alunos e professores das universidades objeto deste estudo está fazendo um uso adaptado das tecnologias móveis de comunicação. Esse uso envolve o acesso ao material didático (leitura, vídeo e áudio), a ambientes de interação (aluno/aluno, aluno/professor, professor/professor), à agenda de atividades escolares e ainda o compartilhamento de arquivos a partir de dispositivos móveis. Dos quatro cursos analisados, apenas um está fazendo o uso sistematizado dos dispositivos móveis, com materiais didáticos desenvolvidos especificamente para o uso em dispositivos móveis, através do ePub. Os resultados obtidos nesta pesquisa poderão servir de apoio para instituições interessadas, subsidiando o desenvolvimento ou o aprimoramento de práticas pedagógicas que envolvam dispositivos móveis de comunicação.

Citas

DOMENCIANO, J. F. Tecnologias móveis na educação: estudo em duas experiências na educação a distância. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade) – Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP, 2015.

LOPES, L. C. Crenças e tecnologias: ensaios de comunicação, cibercultura e argumentação. São Carlos: EdUFSCar, 2007.

LÜDKE, M; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MOURA, A. Geração Móvel: um ambiente de aprendizagem suportado por tecnologias móveis para a “Geração Polegar”. In: VI Conferência Internacional de TIC na Educação, 2009, Universidade do Minho. RepositóriUM, 2009. Disponível em: https://goo.gl/oitvq8. Acesso em: 28 jul. 2017.

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO E CAPACITAÇÃO CONTINUADA [PACC]. Concepção e desenvolvimento de recursos audiovisuais para educação. São Carlos: UFSCar, 2014.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PIAGET, J. Development and learning. In: LAVATELLY, C. S.; STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972. Disponível em: https://goo.gl/cjNNIH. Acesso em: 28 jul. 2017.

PRENSKY, M. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. In: On the Horizon (MCB University Press), v. 9, n. 5, 2001.

SACCOL, A. Z.; et al. M-learning ou aprendizagem com mobilidade: casos no contexto brasileiro. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Anais…, Curitiba: Associação Brasileira de Educação a Distância. 2007.

SACCOL, A. Z.; et al. M-learning (mobile learning) in practice: a training experience with it professionals. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, v. 7, n. 2, 2010. p. 261-280.

SANTIAGO, G.L.A.; MILL, D. Educação a distância e mobilidade: primeiras ações na UAB-UFSCar. In: Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Anais… Fortaleza: Associação Brasileira de Educação a Distância, , 2009.

UNESCO. Policy Guidelines for Mobile Learning. 2013. Disponível em: http://unesdoc. unesco.org/images/0021/002196/219641E.pdf. Acesso em: 4 nov. 2014.

Publicado

2017-10-26

Cómo citar

Domenciano, J. F. (2017). Como as tecnologias móveis têm sido utilizadas na educação? Estudo em duas instituições de ensino superior brasileiras. InFor, 3(1), 49–68. Recuperado a partir de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/artigo4_infor_n3v1_2017

Número

Sección

Artigos