Formação Continuada para Docentes: uma Proposta de Especialização Em Educação Tecnológica
Palabras clave:
Educação a Distância, Formação Continuada, Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)Resumen
Esta comunicação trata das possibilidades da formação continuada para docentes da Educação Básica. Tem como referência o Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Tecnológica, desenvolvido de forma semipresencial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca do Rio de Janeiro/CEFET/RJ em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro/CEDERJ, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC/CAPES). Foram investigados possibilidades e desafios da formação de professores-cursistas, no ambiente de aprendizagem Moodle, utilizando-se como referenciais teóricos autores que formulam concepções no campo da comunicação, dialogicidade e interatividade em uma perspectiva crítica. Devido a suas especificidades, optamos pela metodologia descritiva, na perspectiva qualitativa. Trata-se de um estudo bibliográfico. Os resultados da pesquisa apontam para a necessidade de formação contínua dos professores, bem como para a importância da Educação a Distância, sobretudo, como forma de interiorizar o acesso aos docentes que atuam fora do centro do Estado do Rio de Janeiro. Concluímos que a formação do professor por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) vem sendo uma possibilidade de melhoria do ensino e de acesso a níveis mais elevados da carreira.
Citas
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