Família e gestão democrática no contexto de uma educação especial inclusiva
Palabras clave:
Inclusão Escolar. Família. Educação Especial.Resumen
A escola tem sido alvo de diferentes investigações, dentre elas, a participação da família na comunidade escolar. No entanto, esta participação ainda é vista como estranha, apesar de prevista na legislação. O artigo integra o projeto “Avaliação da qualidade da educação ofertada aos alunos Público Alvo da Educação Especial em escolas públicas da Comarca de Bauru” no Estado de São Paulo e objetivou analisar se a gestão escolar é democrática e inclusiva. A pesquisa foi realizada em cinco escolas públicas, com 683 pais participantes. Os dados foram coletados por meio de questionário, sendo analisadas quantitativamente 18 questões sobre gestão, inclusão e bullying. Os resultados apontam que os pais têm uma visão positiva da escola, mas não se sentem parte da comunidade escolar. Os pais concordam que os alunos com deficiência são aceitos e que, em relação ao bullying, há suporte escolar. Conclui-se que, apesar da visão positiva dos pais, as escolas ainda não conseguiram implementar uma gestão democrática e participativa com o envolvimento das famílias.
Citas
ARANTES, D. R. B; NAMO, D. Deficiência intelectual: da família à escola. In: ALMEIDA, M. A. (Org.). Deficiência intelectual: realidade e ação. São Paulo: Secretaria da Educação/Núcleo de Apoio Pedagógico Especializado – CAPE, 2012. p. 133-144.
ARANTES, J. R. T. Relação família e escola: a participação da família no contexto escolar e o pedagogo como mediador desta relação em nível fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.
AZEVEDO, R. H. M.; DLUGOSZ, V. P. A interferência do poder judiciário na garantia de uma educação inclusiva. Cad. Esc. Dir. Rel. Int. (UNIBRASIL), Curitiba, v. 1, n. 2, p. 87-98, 2015.
BLAKE, J. J. et al. Predictors of bullying behavior, victimization, and bully-victim risk among high school students with disabilities. Remedial and Special Education, [s. l.], v. 37, n. 5, p. 285-295, 2016.
BOOTH, T.; AINSCOW, M. Index para a Inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Tradução de Mônica Pereira dos Santos e João Batista Esteves. Brasil: UNESCO/CSIE, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Saúde, 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 30 out. 2019.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 7 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 31 out. 2019.
DEMATTHEWS, D.; MAWHINNEY, H. Social justice leadership and inclusion: exploring challenges in an urban district struggling to address inequities. Educational Administration Quarterly, [s. l.], v. 50, n. 5, p. 844-881, 2014.
DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007.
FERREIRA, J. M.; TAVARES, H. M. Bullying no ambiente escolar. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 187-197, 2009.
HAINES, S. J. et al. Fostering family-school and community-school partnerships in inclusive schools: using practice as a guide. Research and Practice for Persons with Severe Disabilities, [s. l.], v. 40, n. 3, p. 227-239, 2015.
LAURINDO, A. P. B.; GUERRA, M. J. Gestão democrático-inclusiva e à sua relação entre família versus escola. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2.; JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2016.
MALTA, D. C. et al. Bullying e fatores associados em adolescentes brasileiros: análise da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). Revista Brasileira de Epidemiologia, São Paulo, v. 17, n. 1, p. 131-145, 2014.
MARAGON, M. L.; CHAVES, V. Q. Gestão Democrática x Educação Inclusiva: compromissos e desafios. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E GESTÃO, 5., 2013, Ponta Grossa. Anais[...]. Ponta Grossa: ISAPG, 2013.
MARTINES JÚNIOR, E. Educação, Cidadania e Ministério Público: o artigo 205 da Constituição e sua abrangência. 2006. 446f. Tese (Doutorado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2006.
MELCHIORI, L. E.; RODRIGUES, O. P. R.; MAIA, A. C. B. Escola e família: uma parceria possível e necessária. São Paulo: Acervo Digital da Unesp, 2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155339/3/unesp-nead_reei1_ee_d06_s03_texto03.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
MORAES, M. A. B.; SILVA, L. C. A. Bullying e inclusão escolar: a percepção dos professores. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, 5., 2012; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR, 4., 2012, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: UFU, 2012. Disponível em: http://www.cepae.faced.ufu.br/sites/cepae.faced.ufu.br/VSeminario/270_1_1.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
OLIVEIRA, A. A. S. Gestão Democrática e Participativa: em busca da ação coletiva. São Paulo: Acervo Digital da Unesp, 2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155278/1/unesp-nead_reei1_d03_texto01.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
OLIVEIRA, A.; MARIOTINI, S. D. Gestão escolar: caminhos para integração escola-família-comunidade. Cadernos de Educação: Ensino e Sociedade, Bebedouro, v. 3, n. 1, p. 287-301, 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA [UNESCO]. Declaração de Salamanca sobre princípios, política e práticas na área das necessidades educativas especiais. Salamanca: Unesco, 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
PORTELA, C. P. J.; PORTELA, C. V. P. J. Família e Escola: como essa parceria pode favorecer crianças com necessidades educativas especiais. In: DÍAZ, F. et al. (Org.). Educação Inclusiva, Deficiência e Contexto Social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009. p. 149-159.
PRETO, L. A. M. S. O. A gestão escolar e os seus desafios: memórias e reflexões de uma gestora em formação. 2015. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Educacional) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.
SANTOS, R. R. S. Gestão escolar para uma escola inclusiva: conquistas e desafios. 2011. 90f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2011.
SANTOS, M. A. P.; NEME, C. M. B. A profissão docente e o cotidiano escolar: questões reflexivas e dilemas éticos da educação especial e Inclusiva. São Paulo: Acervo Digital da Unesp, 2014. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/unesp/155317/1/unesp-nead_reei1_ee_d05_texto2.pdf. Acesso em: 30 out. 2019.
SANTOS, E. R.; SANTOS, F. R.; OLIVEIRA, T. C. B. C. Papel dos pais no processo de inclusão escolar e na aprendizagem de filhos com necessidades educacionais especiais. Revista Discentis, Irecê, v. 1, n. 2, p. 38-49, 2013.
SILVA, M. V.; LIMA, L. R. A participação da família na escola – contribuições à democratização da gestão. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.3, n.4, p. 239-252, 2009.
SILVA, C. R.; MORAES, A. I. D.; OLIVEIRA, A. A. S. Gestão democrática, educação inclusiva e formação de professores: encontro de possibilidades? In: CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: Universidade Estadual Paulista, Prograd, 2011. p. 5001-5011.
SILVA, M. G. C.; SILVA, M. I. L. Gestão Escolar: concepções e práticas sobre democracia e inclusão. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2.; JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, 2., 2016, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba, 2016.
VIEIRA, C. A. G. Inclusão e Bullying: práticas, prevenção e intervenção dos professores de um agrupamento TEIP. 2013. 118f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, Portugal, 2013.