Sexualidade/afetividade de adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação: levantamento de publicações

Autores/as

Palabras clave:

Sexualidade. Afetividade. Altas habilidades. Superdotação. Adolescência.

Resumen

O conceito sexualidade extrapola a genitalidade e abrange emoções e afetos. Na adolescência as relações com os pares possibilitam o desenvolvimento socioemocional. Pessoas com altas habilidades/superdotação (AH/SD) – que fazem parte do Público-Alvo da Educação Especial –, podem apresentar assincronismo entre desenvolvimento cognitivo e emocional. O que a literatura discute sobre a sexualidade/afetividade de adolescentes com AH/SD? Este estudo objetivou revisar sistematicamente a literatura sobre aspectos psicossociais da sexualidade/afetividade de adolescentes com AH/SD. A coleta de dados ocorreu em base de dados nacionais (Biblioteca Virtual de Educação, Biblioteca Virtual de Saúde, Biblioteca Nacional, Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES) e internacionais (Education Resources Information Center - ERIC, Scopus, Web of Sciense), tendo como descritores: sexualidade, educação sexual, orientação sexual, sexualidade e altas habilidades, sexualidade e superdotação, sexualidade e talento, sexualidade e dotação, sexuality, sexuality and gifteness, sexuality and gifted. Foram encontrados 10 estudos (7 internacionais e 3 nacionais), sendo 7 empíricos e 3 teóricos, que discorrem sobre: assincronismo, autoconceito, desenvolvimento psíquico, estereótipos masculino, identidade e infecções sexualmente transmissíveis. Consideram-se escassas as publicações sobre a temática e a necessidade de padronização de termos e conceitos na área das AH/SD.

Biografía del autor/a

Verônica Lima dos Reis, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru/SP

Psicóloga. Especialista em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia. Doutora em Educação Escolar

Ana Claudia Bortolozzi Maia, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, Bauru/SP

Psicóloga. Livre-docente em Educação. Doutora em Educação.

Citas

ACEREDA-EXTREMIANA, A. Niños superdotados. Madrid: Pirámide, 2000.

ADDERHOLDT-ELLIOTT, M. A Comparison of the “Stress Seeker” and the “Perfectionist”. Gifted Child Today (GCT), v. 13, n. 3, p. 50-51, 1990.

ALVINO, J. An investigation into the needs of gifted boys. Roeper Review, v. 13, n. 4, p. 174-80, 1991.

ANDERSON, M. et al. The relevance of personal characteristics in health care rationing: what the australian public thinks and why. American Journal of Economics and Sociology, v. 70, n. 1, p. 131-51, 2011.

ARCACHE, C. W. De l’usage du contretemps chez les enfants surdoués. Champ Psychosomatique, v. 2, n. 30, p. 45-56, 2003.

ASPINALL, P. J.; SONG, M. Is race a ‘salient…’ or ‘dominant identity’ in the early 21st century: the evidence of uk survey data on respondents’ sense of who they are. Social Science Research, v. 42, n. 2, p. 547-561, 2013.

BARBOSA, R. J. Tradução e validação da escala de resiliência para crianças e adolescentes de Sandra Prince-Embury. 135f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.

BARTOLO, P.; SMYTH, G. Teacher education for diversity. In: SWENNEN, A.; KLINK, M. (Org.). Becoming a teacher educator: theory and practice for teacher educators. Genoa: Springer, 2009. p. 117-132.

BUONASERA, T. Y. More than acorns and small seeds: A diachronic analysis of mortuary associated ground stone from the south San Francisco Bay area. Journal of Anthropological Archaeology, v. 32, n. 2, p. 190-211, 2013.

CALDWELL, S. Building a culture of life by embracing the feminine genius: A message to Catholic women in health care. Linacre Quarterly, v. 84, n. 4, p. 403-406, 2017.

CARLONE, H. B.; JOHNSON, A.; SCOTT, C. M. Agency amidst formidable structures: How girls perform gender in science class. Journal of Research in Science Teaching, v. 52, n. 4, p. 474-488, 2015.

CAVALIERI, M. A. R.; LIMA, I. V. A Foucauldian view of Veblen's institutionalism: Non-teleology and the interdiscursivity between economics and biology. Open access, EconomiA, v. 14, n. 3-4, p. 199-213, 2013.

COOK, L. S.; SMAGORINSKY, P. Constructing positive social updrafts for extranormative personalities. Learning, Culture and Social Interaction, v. 3, p. 296-308, 2014.

COSTA, M. R. N. Um olhar sobre o adolescente com altas habilidades. In: FREITAS, S. N. Educação e Altas Habilidades/Superdotação: A ousadia de rever conceitos e práticas. Santa Maria: Editora UFSM, 2006. p. 109-125.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FORRESTER, S. The broken body: sex, punishment, and death as inspiration in Cvetaeva. Russian Literature, v. 73, n. 4, p. 513-537, 2013.

FREEMAN, J.; GUENTHER, Z. C. Educando os mais capazes - idéias e ações comprovadas. São Paulo: EPU, 2000.

FU, M. R.; KANG, Y. Psychosocial impact of living with cancer-related lymphedema. Seminars in Oncology Nursing, v. 29, n. 1, p. 50-60, 2013.

GALLAGHER, J. The application of child development research to exceptional children. Reston: Council for Exceptional Children, 1975. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&pg=2&id=ED112603. Acesso em: 4 nov. 2019.

GILLEARD, C.; HIGGS, P. Unacknowledged distinctions: corporeality versus embodiment in later life. Journal of Aging Studies, v. 45, p. 5-10, 2018.

GRESHAM, F. M.; ELLIOTT, S. N. SSRS. Manual Técnico. Inventário de habilidades sociais, problemas de comportamento e competência acadêmica para crianças. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2016. (Adaptação e padronização brasileira: Zilda A. P. Del Prette; Lucas Cordeiro Freitas; Marina Bandeira e Almir Del Prette).

GUENTHER, Z. C.; RONDINI, C. A. Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, 2012, p. 237-266. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n1/a11v28n1.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.

HALEY,J. M.; CONE, P. H. Mobile clinics in Haiti, part 2: lessons learned through service. Nurse Education in Practice, v. 21, p. 66-74, 2016.

HAMRICK, S. Tottel’s songes and sonettes in context. Londres: Routledge, 2013.

HARRIS, A.; KUCHUCK, S. The Legacy of Sandor Ferenczi: From ghost to ancestor. Londres: Routledge, 2015.

HAYES, D. M.; BRICKLE, H. W. Using cooperative learning to integrate math concepts into health education on sexuality and HIV education. Journal of School Health, v. 61, n. 4, p. 178-180, 1991. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&id=EJ430620. Acesso em: 4 nov. 2019.

HEGARTY, P. Sexuality, normality and intelligence. What is queer theory up against? Psychology & Sexuality, v. 2, n. 1, p. 45-57, 2011.

HEGARTY, P. From genius inverts to gendered intelligence: Lewis Terman and the power of the norm. History of Psychology, v. 10, n. 2, p. 132-155, 2007.

HOWARD, P. J. The owner's manual for the brain: everyday applications from mind-brain research. 2000. (Second Edition. N/A). Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&pg=2&id=ED447089. Acesso em: 4 nov. 2019.

HYLAND, N. Young, Gifted, and Brown: the liberation of oceanic youth in the beautiful ones. New Theatre Quarterly, v. 32, n. 4, p. 333-346, 2016.

ILLINOIS COMMISSION ON CHILDREN [ICC]. Report of the 1980 Illinois White House Conference on Children. Springfield: Illinois Commission on Children, 1980. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&id=ED248009. Acesso em: 4 nov. 2019.

JACOB, A. V.; LOUREIRO, S. R. O desempenho escolar e o autoconceito no contexto escolar da progressão continuada. In: Marturano, E. M; Linhares, M. B. M; Loureiro, S. R. (Org.). Vulnerabilidade e proteção: indicadores na trajetória de desenvolvimento do escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2004. p. 137-156.

KASKOWITZ, A. P. et al. The effect of menstrual issues on young women with angelman syndrome. Journal of Pediatric and Adolescent Gynecology, v. 29, n. 4, p. 348-352, 2016.

KAVOURA, A.; RYBA, T. V.; CHRONI, S. Negotiating female judoka identities in Greece: A Foucauldian discourse analysis. Psychology of Sport and Exercise, v. 17, p. 88-98, 2015.

LAKE FOREST. 21st annual survey of high achievers: attitudes and opinions from the Nation's high achieving teens. Lake Forest: Who's Who among American High School Students, 1990. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&pg=2&id=ED328171. Acesso em: 4 nov. 2109.

LAKE FOREST. Attitudes and opinions from the Nation's high achieving teens. 18th annual survey of high achievers. Lake Forest: Educational Communications, 1987. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED290060. Acesso em: 4 nov. 2019.

LOH, C. E.; LIEW, W. M. Voices from the ground: the emotional labour of english teachers’ work. Teaching and Teacher Education, v. 55, p. 267-278, 2016.

LOOS, H. Atitude e Desempenho em matemática, crenças autoreferenciadas e família: uma path-analysis. 2003. 306f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.

MACHADO, W. L. Escala de bem-estar psicológico: adaptação para o português brasileiro e evidências de validade. 60f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MANDELL, D. S. et al. Sexually transmitted Infection among adolescents receiving special education services. Journal of School Health, v. 78, n. 7, p. 382-388, 2008. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1746-1561.2008.00318.x. Acesso em: 4 nov. 2019.

MAROLA, C. A. G.; SANCHES, C. S. M.; CARDOSO, L. M. Formação de conceitos em sexualidade na adolescência e suas influências. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 33, p. 95-118, 2011. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n33/n33a06.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.

MENTIS, M. et al. Māwhai: Webbing a professional identity through networked interprofessional communities of practice. Teaching and Teacher Education, v. 60, p. 66-75, 2016.

MINTZIES, P.; HARE, I. The human factor: a key to excellence in education. N/A, 1985. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&id=ED365915. Acesso em: 4 nov. 2019.

MÖNKS, F. J.; FERGUSON, T. J. Gifted adolescents: an analysis of their psychosocial development. Journal of Youth and Adolescence, v. 12, n. 1, p. 1-18, 1983.

MUSSATTO, K. A. et al. The importance of self-perceptions to psychosocial adjustment in adolescents with heart disease. Journal of Pediatric Health Care, v. 28, n. 3, p. 251-261, 2014.

NERI, A. L.; PELLONI, A. C. Estudo exploratório das concepções de controle sobre o desempenho acadêmico em crianças bem e mal sucedidas na escola. Relatório científico Unicamp/CNPq. Campinas: UNICAMP, 1996. Mimeo.

NORTHBROOK. 16th annual survey of high achievers: attitudes and opinions from the Nation’s high achieving teens. Northbrook: Who’s Who among American High School Students, 1985. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&pg=2&id=ED266607. Acesso em: 4 nov. 2019.

OBERT, J. C. What we talk about when we talk about intimacy. Emotion, Space and Society, v. 21, p. 25-32, 2016.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE [OMS]. Relatório Mundial da Saúde – Saúde mental: nova concepção, nova esperança. Lisboa: Ministério da Saúde, Direcção-Geral da Saúde, 2002. Disponível em: https://www.who.int/whr/2001/en/whr01_djmessage_po.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.

PALUDO, K. I. João feijão, o superdotado amigão: por uma concepção interacional de assincronismo e superdotação. 2018. 304f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2018.

PALUDO, K. I. Altas Habilidades/Superdotação sob a ótica do sistema teórico da afetividade ampliada: relações entre identidade e resiliência. 2013. 242f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.

PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PARASECOLI, F. Gluttonous crimes: Chew, comic books, and the ingestion of masculinity. Women’s Studies International Forum, v. 44, p. 236-246, 2014.

PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Características dos alunos com altas habilidades ou superdotação (AH/SD), São Paulo: Unesp AVA Moodle [Edutec], 2016. Acesso restrito. Disponível em: https://edutec.unesp.br. Acesso em: 4 nov. 2019.

PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Características dos Estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação (AH/SD). São Paulo: Unesp AVA Moodle [Edutec], 2015. Acesso restrito. Disponível em: https://edutec.unesp.br. Acesso em: 4 nov. 2019.

PESCE, R. P. et al. Adaptação transcultural, confiabilidade e validade da escala de resiliência. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 21, n. 2, p. 436-448, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v21n2/10.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.

PIECHOWSKI, M. M. Appendix B – overexcitability questionnaire revised (OEQRev). In: DANIELS, S.; PIECHOWSKI, M. M. (Org.). Living with intensity. Scottsdale, AZ: Great Potential Press: 2009. p. 269-270.

PIERS, E. V.; HARRIS, D. B. Pier-Harris children’s self-concept scale. In: ROBINSON, J.; SHAVER, P.; MRIGHTSMAN, L. Measures of personality and social psychological attitudes. California: Academic Press, 1984.

RAMEY, J. B. For the public good: Urban youth advocacy and the fight for public education. Children and Youth Services Review, v. 35, n. 8, p. 1260-1267, 2013.

RAPHAEL-LEFF, J. The gift of gametes - Unconscious motivation, commodification and problematics of genealogy. Feminist Review, v. 94, n. 1, p. 117-137, 2010.

RESTON. Sex Education. A Selective Bibliography. Exceptional Child Bibliography Series nº. 605. Reston: ERIC Clearinghouse on Handicapped and Gifted Children, 1976. Disponível em: https://catalogue.nla.gov.au/Record/5308417. Acesso em: 4 nov. 2019.

RICHARDS, G.; ARMSTRONG, F. Teaching and learning in diverse and inclusive classrooms: Key issues for new teachers. New York: Routledge, 2010.

ROBERTSON, A. S. The best of “Parent News”: a sourcebook on parenting from the National Parent Information Network. Champaign: National Parent Information Network; ERIC Clearinghouse on Elementary and Early Childhood Education, 1990. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&id=ED425026. Acesso em: 4 nov. 2019.

RONDINI, C. A.; REIS, V. L. Altas habilidades ou Superdotação (AH/SD): aspectos históricos e conceituais, São Paulo: UNESP AVA Moodle, 2016. Acesso restrito. Disponível em: https://edutec.unesp.br. Acesso em: 4 nov. 2019.

SABATELLA, M. L. P. Talento e superdotação: problema ou solução? Curitiba: IBPEX, 2008.

SAKAGUTI, P. M. Y. As interações familiares no desenvolvimento afetivo-emocional do indivíduo com altas habilidades/superdotação: a questão do assincronismo. 268f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

SALEHYAN,M.; AGHABEIKI, A.; RAJABPOUR, M. The effectiveness of emotional management group training on children’s self-concept. Procedia – Social and Behavioral Sciences, v. 84, p. 475-478, 2013.

SANT’ANA-LOOS, R. S.; LOOS-SANT’ANA, H. Afetividade Ampliada. Curitiba: Juruá, 2013.

SANTOS, R. B.; XAVIER, R. S. B.; ARAÚJO, T. M. S. M. Intervenções Pedagógicas no Atendimento à Criança Precoce (3 a 6 anos e 11 meses de idade). In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 8., 2013, Londrina. Anais [...]. Londrina-PR: Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, 2013. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2013/AT11-2013/AT11-003.pdf. Acesso em: 4 nov. 2019.

SCHIFF, J. John Updike. In: PARRISH, T. The Cambridge Companion to American Novelist, 2009. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 250-259.

SHAVININA, L. V. International handbook on giftedness. New York: Springer, 2009.

SIEGLE, D. Cyberbullying and sexting: technology Abuses of the 21st Century. Gifted Child Today, v. 33, n. 2, p. 14-16, 2010.

SKINNER, E. A.; CHAPMAN, M.; BALTES, P. B. The control, agency and means-ends interview (CAMI). Technical Report. Berlin: Max Planck Institute for Human Development and Education, 1983.

SOLOMON, A. Longe da Árvore: pais, filhos e a busca da identidade. Tradução de Donaldson M. Garschagen, Luiz A. de Araújo e Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia da Letras, 2013.

STOUCK, D. As for Sinclair Ross. Toronto: University of Toronto Press, 2005.

TAUBIN, S.; KANE, N. Sex education for gifted and talented youth. In: MEETING OF THE AASECT, 1978. (Paper). Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&id=ED165078. Acesso em: 4 nov. 2019.

TENTES, V. T. A. Avaliação da criança pequena no contexto das altas habilidades/superdotação: um estudo de caso múltiplo. In: FLEITH, D. S.; ALENCAR, E. M. L. S. (Org.). Superdotados: trajetórias de desenvolvimento e realizações. Curitiba: Juruá, 2013. p. 121-141.

TOWNSEND, T. G. et al. I’m no jezebel; I am young, gifted, and black: Identity, sexuality, and black girls. Psychology of Women Quarterly, v. 34, n. 3, p. 273-285, 2010.

TRINCA, W. Formas de investigação clínica em Psicologia. São Paulo: Vetor, 1997.

VARNER, D. Nineteenth century criminal geography: W.E.B. Du Bois and the Pennsylvania Prison Society. Journal of Historical Geography, v. 59, p. 15-26, 2018.

VINCENT,E.; BUTLER, R.; HO, C. ‘They try to avoid.’ How do parents’ feelings about ethnicised and classed differences shape gentrifying school communities?. Emotion, Space and Society, v. 25, p. 29-36, 2017.

WAGNILD, G. M.; YOUNG, H. M. Development and psychometric evaluation of resilience scale. J Nurs Meas., v. 1, n. 2, p. 165-178, 1993.

WALSH, A.; YUN, I. Examining the race, poverty, and crime nexus adding Asian Americans and biosocial processes. Journal of Criminal Justice, v. 59, p. 42-53, 2018.

WEBER, L. N. D.; SALVADOR, A. P. V.; BRANDENBURG, O. J. Escalas de qualidade na interação familiar – EQIF. In: WEBER, L. N. D.; DESSEN, M. A. (Org.). Pesquisando a Família: instrumentos para coleta e análise de dados. Curitiba: Juruá, 2009. p. 57-68.

WEBER, L. N. D.; VIEZZER, A. P.; BRANDENBURG, O. J. Validação do Instrumento EQIF (Escalas de Qualidade da Interação Familiar). In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSICOTERAPIA E MEDICINA COMPORTAMENTAL, 12., 2003, Londrina. Anais [...]. Londrina-PR: ABPMC, 2003. p. 276-277.

WEIS, L.; FINE, M. Beyond silenced voices: class, race, and gender in United States schools. N/A, 1993. Disponível em: https://eric.ed.gov/?q=sexuality+and+gifted&id=ED361416. Acesso em: 4 nov. 2019.

WEISMANN-ARCACHE, C. The poetic act in children [L’acte poétique chez l’enfant]. Topique, v. 109, n. 4, p. 139-155, 2009.

WILCOVE, J. L. Perceptions of Masculinity, Femininity, and Androgyny among a Select Cohort of Gifted Adolescent Males. Journal for the Education of the Gifted, v. 21, n. 3, p. 288-309, 1998.

WINNER, E. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

YOUNG, S.; PINKERTON, A.; DODDS, K. The word on the street: Rumor, “race” and the anticipation of urban unrest. Political Geography, v. 38, p. 57-67, 2014.

Publicado

2019-11-22

Cómo citar

Reis, V. L. dos, & Maia, A. C. B. (2019). Sexualidade/afetividade de adolescentes com Altas Habilidades/Superdotação: levantamento de publicações. InFor, 5(1), 119–143. Recuperado a partir de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/InFor4896v5n12019

Número

Sección

Artigos