O Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial do Curso de Pedagogia Univesp/Unesp: análise quanti-qualitativa

Autores/as

  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Klaus Schlünzen Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Palabras clave:

Eixo Articulador, Educação Inclusiva e Especial, Análise Quanti-Qualitativa

Resumen

Visando a disseminação da cultura de uso de tecnologias a serviço da educação, estabelecendo redes de formação e construção do conhecimento, para uma escola de qualidade para todos, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em parceria com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) propôs, de 2009 a 2013, um curso de Licenciatura em Pedagogia semipresencial, voltado a professores da rede em exercício, para a formação nessa licenciatura. O currículo do curso, estruturado em Blocos de Conteúdos, foi composto por Eixos Articuladores, entendidos como disciplinas balizadoras de aspectos transversais aos conteúdos da formação. O Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial foi desenvolvido no segundo bloco do curso, mediante 120 horas. Neste artigo será descrita a avaliação quanti-qualitativa do Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial, considerando a consolidação da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS), definida por Schlünzen (2005) e presente na tese de Santos (2014). Com base em um questionário aplicado em formato de amostragem, serão apresentadas as perspectivas dos professores-cursistas em relação às contribuições do Eixo no que se refere ao conhecimento sobre políticas e práticas de inclusão escolar e uso de recursos tecnológicos na elaboração de Planos de Ensino Inclusivos (PEI).

Biografía del autor/a

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos é doutora em Educação pela Unesp. Professora e pesquisadora na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Docente em caráter temporário na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Líder do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Coordenadora acadêmica do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Foi coordenadora geral de políticas pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi/MEC).

Klaus Schlünzen Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Klaus Schlünzen Junior é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Ainda, mantém atuação profissional na Prograd/Unesp, Capes, MEC, Reitoria/Unesp, Fundunesp e Abruem.

Citas

ALMEIDA, Maria Elizabeth. Educação, Projetos, Tecnologia e Conhecimento. São Paulo: Proem, 2001.

DOMINGO, José Contreras. Enseñanza, curriculum y profesorado. Madrid: Ed. Akal., 1990.

POPKEWITZ, Thomas S. Paradigm and ideology in educational research: the social functions of the intellectual. New York: The Falme Press, 1984.

SACRISTÁN, José Gimeno; GÓMEZ, Ángel I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. Tradução Ernani F. Fonseca Rosa. São Paulo: Artmed, 1998.

SANTOS, Danielle Aparecida do Nascimento dos. A Abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa na Formação de Professores em uma perspectiva Inclusiva. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2014.

SÃO PAULO (Estado). Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Curso de Pedagogia Projeto do Curso Ementas e Grade - Parte 1 (2008). São Paulo: Reitoria. Disponível em: <http://edutec.unesp.br/images/portal/ementas/completo1.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2015.

SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya. A Tecnologia para inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). In: PELLANDA, Nize Maria Campos; SCHLÜNZEN, Elisa Tomoe Moriya; SCHLÜNZEN JUNIOR, Klaus (Org.). Inclusão Digital: Tecendo Redes Afetivas/Cognitivas. 1. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005. v. 1. p. 195-210.

SENGE, Peter et al. Escolas que Aprendem. um guia da quinta disciplina para educadores, pais e todos que se interessam por educação. Porto Alegre: Artmed, 2005.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

VALENTE, José Armando. A espiral da aprendizagem e as Tecnologias da Informação e da Comunicação: repensando conceitos. In: JOLY, M. C. Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002.

Publicado

2016-06-13

Cómo citar

Santos, D. A. do N. dos, Schlünzen, E. T. M., & Schlünzen Junior, K. (2016). O Eixo Articulador Educação Inclusiva e Especial do Curso de Pedagogia Univesp/Unesp: análise quanti-qualitativa. InFor, 1(1), 195–210. Recuperado a partir de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/18

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a