Educação Inclusiva e Formação de Professores: o Mestrado Profissional

Autores/as

  • Klaus Schlünzen Junior Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, SP http://orcid.org/0000-0002-5623-6093
  • Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, SP e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Palabras clave:

Educação Inclusiva. Público-alvo da Educação Especial. Pós-Graduação.

Resumen

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) consolida-se em uma demanda elevada de aprimoramento profissional dos professores e gestores em todo o território nacional, no que se refere à formação continuada em consonância com as políticas públicas de inclusão escolar e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo do programa é desenvolver processo formativo profissional que permita buscar meios para construir uma cultura para uma sociedade inclusiva, no sentido de que a escola realize metodologias inovadoras na perspectiva da Educação Inclusiva, atendendo a diversidade de todos os estudantes, entre eles o público-alvo da Educação Especial (pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação), população indígena, quilombola, do campo, diferentes gêneros e diversidade sexual, entre outros, possam aprimorar seu potencial, suas competências e habilidades dentro do ambiente escolar e em seu próprio cotidiano, tanto no contexto social, familiar e profissional. Este artigo tem a finalidade de descrever o PROFEI, indicando sua estrutura de funcionamento, sua proposta pedagógica, seus recursos a serem empregados, a composição e organização da sua rede de Instituições de Ensino Superior participantes e suas perspectivas de formação.

Biografía del autor/a

Klaus Schlünzen Junior, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, SP

Klaus Schlünzen Junior é livre-docente em Informática e Educação. Professor do Departamento de Estatística da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Ainda, mantém atuação profissional na Prograd/Unesp, Capes, MEC, Reitoria/Unesp, Fundunesp e Abruem.

Anna Augusta Sampaio de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília, SP

Livre-docente em Educação Especial. Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI). Docente de Graduação e Pós-Graduação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, câmpus de Marília-SP.

Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Social (GEPIS/Unesp/CNPq)

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente, SP e Universidade do Oeste Paulista (Unoeste)

Livre-docente em Formação de Professores para uma Escola Digital e Inclusiva. Docente de Pós-graduação na Faculdade de Ciência e Tecnologia/Unesp, campus de Presidente Prudente e na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

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Publicado

2020-09-16

Cómo citar

Schlünzen Junior, K., Oliveira, A. A. S. de, & Schlünzen, E. T. M. (2020). Educação Inclusiva e Formação de Professores: o Mestrado Profissional. InFor, 6(1), 4–27. Recuperado a partir de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/514

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