Produção de materiais didáticos digitais audiodescritos – experiências do Núcleo de Educação a Distância da Unesp
Palabras clave:
Educação a Distância, Acessibilidade, Deficiência VisualResumen
Este artigo tem como objetivo descrever as características que precisam ser levadas em consideração no processo de produção de materiais didáticos digitais audiodescritos. As conclusões apresentadas são pontuadas a partir do trabalho desenvolvido no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista (NEaD/Unesp), para os materiais dos cursos do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Este estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa e descritiva, visto que são descritos os materiais produzidos para a modalidade a distância. Para tanto, os diversos tipos de materiais disponibilizados no curso foram listados e suas características que remetem à implementação da audiodescrição, explanadas. Como resultados, são trazidas algumas diretrizes que podem ser adotadas ao produzir um material didático-pedagógico digital com audiodescrito, bem como as dificuldades ainda enfrentadas no NEaD/Unesp.Citas
ARAUJO, V. L. S.; ADERALDO, M. (Org.). Novos rumos da pesquisa em audiodescrição. Curitiba: CRV, 2013.
BRASIL. Senado Federal. Secretaria de Transparência. Coordenação de Pesquisa e Opinião. Condições de Vida das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília, DF: DataSenado, 2013.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: versão atualizada até a Emenda n. 90/2015. Disponível em: <http://goo.gl/HwJ1Q>. Acesso em: 16 jan. 2016.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: <http://goo.gl/3YQoF>. Acesso em: 16 jan. 2016.
BRASIL. Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.
BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2004. Disponível em: <http://goo.gl/Z0Dg6>. Acesso em: 27 jun. 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860>. Acesso em: 10 abr. 2015.
BRASIL. Projeto de lei nº 5.156, de 14 de março de 2013. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de audiodescritor. Câmara dos Deputados, Brasília, DF, 2013. Disponível em: <http://goo.gl/8oAOml>. Acesso em: 27 jun. 2014.
FRANCO, E. P. C.; SILVA, M. C. C. Audiodescrição: Breve Passeio Histórico. In: MOTTA, L. M. M. V.; ROMEU FILHO, P. (Org.). Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.
LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, Pearson, 2012. v. 2, p. 421-428.
MELO, A. M. Acessibilidade em EaD mediada pela web: um convite à ação. In: MACIEL, C. (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2012. p. 199-220.
MOTTA, L. M. M. V. Inclusão escolar e audiodescrição: orientações aos educadores. Blog. 2011. Disponível em: <http://goo.gl/vySqVn>. Acesso em: 16 jan. 2016.
MOTTA, L. M. M. V.; ROMEU FILHO, P. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.
NUNES, E. V.; FONTANA, M. V. L.; VANZIN, T. Audiodescrição no ensino para pessoas cegas. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM, 5., 2011, Pelotas. Anais...Pelotas: Conhapa, 2011. SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como Eu Ensino).
SÃO PAULO (Estado). Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? São Paulo: Imprensa Oficial, 2005. Disponível em: <http://saci.org.br/pub/livro_educ_incl/redesaci_educ_incl.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2015.
SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.