Produção de materiais didáticos digitais audiodescritos – experiências do Núcleo de Educação a Distância da Unesp

Autores

  • Gabriela Alias Rios Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Soellyn Elene Bataliotti Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil
  • Klaus Schlünzen Junior Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Palavras-chave:

Educação a Distância, Acessibilidade, Deficiência Visual

Resumo

Este artigo tem como objetivo descrever as características que precisam ser levadas em consideração no processo de produção de materiais didáticos digitais audiodescritos. As conclusões apresentadas são pontuadas a partir do trabalho desenvolvido no Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual Paulista (NEaD/Unesp), para os materiais dos cursos do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Este estudo se caracteriza como pesquisa qualitativa e descritiva, visto que são descritos os materiais produzidos para a modalidade a distância. Para tanto, os diversos tipos de materiais disponibilizados no curso foram listados e suas características que remetem à implementação da audiodescrição, explanadas. Como resultados, são trazidas algumas diretrizes que podem ser adotadas ao produzir um material didático-pedagógico digital com audiodescrito, bem como as dificuldades ainda enfrentadas no NEaD/Unesp.

Biografia do Autor

Gabriela Alias Rios, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Gabriela Alias Rios é mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Audiodescrição pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Metodologia do Ensino de Língua Materna e Estrangeira pela Uninter. Foi professora de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e atuou como tutora virtual. No Núcleo de Educação a Distância da Unesp foi revisora de materiais didáticos e audiodescritora.

Soellyn Elene Bataliotti, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Soellyn Elene Bataliotti é mestra em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Especialista em Técnicas e Métodos de Pesquisa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e em Designer Instrucional pela Universidade Federal de Itajuba (UNIFEI). Atualmente é designer educacional no Núcleo de Educação a Distância da Unesp.

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Elisa Tomoe Moriya Schlünzen é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Professora livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Líder do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Coordenadora acadêmica do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor). Foi coordenadora geral de políticas pedagógicas na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secadi/MEC).

Klaus Schlünzen Junior, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente, SP, Brasil

Klaus Schlünzen Junior é doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor livre-docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Presidente Prudente. Coordenador do Núcleo de Educação a Distância da Unesp, São Paulo. Integrante do grupo de pesquisa Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API). Ainda, mantém atuação profissional na Prograd/Unesp, Capes, MEC, Reitoria/Unesp, Fundunesp e Abruem.

Referências

ARAUJO, V. L. S.; ADERALDO, M. (Org.). Novos rumos da pesquisa em audiodescrição. Curitiba: CRV, 2013.

BRASIL. Senado Federal. Secretaria de Transparência. Coordenação de Pesquisa e Opinião. Condições de Vida das Pessoas com Deficiência no Brasil. Brasília, DF: DataSenado, 2013.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: versão atualizada até a Emenda n. 90/2015. Disponível em: <http://goo.gl/HwJ1Q>. Acesso em: 16 jan. 2016.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 1996. Disponível em: <http://goo.gl/3YQoF>. Acesso em: 16 jan. 2016.

BRASIL. Lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l10098.htm>. Acesso em: 15 abr. 2015.

BRASIL. Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, dez. 2004. Disponível em: <http://goo.gl/Z0Dg6>. Acesso em: 27 jun. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12625&Itemid=860>. Acesso em: 10 abr. 2015.

BRASIL. Projeto de lei nº 5.156, de 14 de março de 2013. Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de audiodescritor. Câmara dos Deputados, Brasília, DF, 2013. Disponível em: <http://goo.gl/8oAOml>. Acesso em: 27 jun. 2014.

FRANCO, E. P. C.; SILVA, M. C. C. Audiodescrição: Breve Passeio Histórico. In: MOTTA, L. M. M. V.; ROMEU FILHO, P. (Org.). Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo, Pearson, 2012. v. 2, p. 421-428.

MELO, A. M. Acessibilidade em EaD mediada pela web: um convite à ação. In: MACIEL, C. (Org.). Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2012. p. 199-220.

MOTTA, L. M. M. V. Inclusão escolar e audiodescrição: orientações aos educadores. Blog. 2011. Disponível em: <http://goo.gl/vySqVn>. Acesso em: 16 jan. 2016.

MOTTA, L. M. M. V.; ROMEU FILHO, P. Audiodescrição: Transformando Imagens em Palavras. São Paulo: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, 2010.

NUNES, E. V.; FONTANA, M. V. L.; VANZIN, T. Audiodescrição no ensino para pessoas cegas. In: CONGRESSO NACIONAL DE AMBIENTES HIPERMÍDIA PARA APRENDIZAGEM, 5., 2011, Pelotas. Anais...Pelotas: Conhapa, 2011. SANTAELLA, L. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como Eu Ensino).

SÃO PAULO (Estado). Educação Inclusiva: o que o professor tem a ver com isso? São Paulo: Imprensa Oficial, 2005. Disponível em: <http://saci.org.br/pub/livro_educ_incl/redesaci_educ_incl.pdf>. Acesso em: 30 mar. 2015.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A pesquisa científica. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

Publicado

13-06-2016

Como Citar

Rios, G. A., Bataliotti, S. E., Schlünzen, E. T. M., & Schlünzen Junior, K. (2016). Produção de materiais didáticos digitais audiodescritos – experiências do Núcleo de Educação a Distância da Unesp. InFor, 1(1), 95–109. Recuperado de https://infor.ead.unesp.br/index.php/cdep3/article/view/12

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>